Segunda-feira, 26 de Maio de 2008

A razão do preço do petróleo

Os consumidores pagam a factura nos combustíveis, mas não sabem o que estão a pagar. E quando procuramos respostas junto dos especialistas, eles são unânimes: é difícil justificar o valor actual do barril de petróleo nos mercados internacionais. Na verdade, uma parte significativa deve-se à especulação. O Telejornal da RTP, numa excelente reportagem da Isabel Loução Santos, explicou há quinze dias como tudo acontece. Passo a explicar:

Embora já tenha ultrapassado os 130 dólares, tomemos o preço do barril de petróleo a 120 usd. Assim, 30 usd são o custo à saída do poço (preço de produção); 20 usd ficam nos cofres dos países que detêm o recurso natural pelos direitos de exploração e 10 usd pagam as despesas de transporte. E aqui chegamos a metade do valor do barril no mercado. Os outros 60 usd são justificados pelos efeitos dos riscos políticos desses países, pela desvalorização do dólar e, acima de tudo, pela especulação.

 

Pouca gente sabe que nos últimos anos os fundos especulativos apostaram forte no mercado da energia, crescendo trinta vezes em apenas cinco anos (3 mil milhões de dólares em 2000 para 90 mil milhões investidos em 2005).

Curioso é que um petroleiro que saia do Golfo Pérsico, antes de chegar ao destino num qualquer porto da Europa, chega a valorizar a carga que transporta em mais de 10 usd por barril. A viagem acaba por ser ainda mais lucrativa, tendo um valor à saída e outro à chegada.

 

Em Portugal a referência é o Brent. Trata-se de petróleo leve que vem do Mar do Norte. Tem este nome porque a Shell originalmente baptizava os campos de produção com o nome de aves, neste caso o ganso de Brent. O crude sai da plataforma a 15 usd por barril e chega ao mercado de Londres com uma cotação oito vezes superior.

 

publicado por Luís Castro às 02:34
link do post | comentar
64 comentários:
De Luís Castro a 26 de Maio de 2008
Amigos,
o Eduardo sabe do que fala.
Ele e o Daniel são os autores do projecto maisgasolina.com que ontem passou no Telejornal e que foi visto por cerca de milhão e meio de pessoas.
Visitem o site deles e vejam onde poderão abastecer pagando um pouco menos.
Obrigado, Eduardo.
Luís Castro
De pedro oliveira a 26 de Maio de 2008
É sem dúvida uma óptima ajuda. Parabéns pelo trabalho.
GPL a .50 euros?
Luís, que tal fazer uma grande reportagem sobre a transformação de carros a GPL, há por aí muitos mitos, tipo segurança e estacionamento em locais fechados.

O meu sogro anda a GPL, quer dizer o carro eheheh, há muitos anos e não quer outra coisas. Nunca percebi porque é que em Portugal quem a anda a GPL tem que andar com um autocolante tipo criminoso e quem disse ao legislador que é perigoso ter os carros estacionados em locais fechados? se ele percebesse um pouco de GPL perceberia que perigoso é ter as garagens sem exaustão de fumos provenientes da combustão dos combustiveis tipo gasoleo. Já para não falar que os transformadores teriam de transformar os carros ao ar livre...
Se calhar não sabe que os depósitos de GPL têm uma válvula de corte, por diferenças de pressão caso haja uma fuga de GPL. Se calhar também não sabe que os depósitos só podem levar 80 % do volume por causa do aumento de volume do gas devido á temperatura,etc,etc,etc...

um assunto que ganha pertinência, 0.50 euros por litro.....
De Luís Castro a 26 de Maio de 2008
Pedro,
estamos a preparar reportagens sobre o assunto para o próximo fim-de-semana. Já fizemos, há cerca de um ano, abordando essas restições, mas vamos repetir, até porque o assunto é novamente notícia.
Obrigado.
Amanhã vou abrir uma janela no blogue para sugestões como a sua.
Abraço
LC
De Eduardo Maio a 27 de Maio de 2008
A válvula de segurança no depósito é "uma das", existe outro ponto de corte no vaporizador no compartimento do motor e entre essas duas válvulas a tubagem é em cobre.

Segundo a legislação francesa apenas as viaturas sem válvula de segurança estão proibidas de estacionar nos parques subterraneos, portanto cá é o equivalente a proibir a maioria das instalações de 1998/1999 para trás, embora muitas já usassem essa válvula.

Outra situação, é que pela legislação um carro a gás pode entrar num parque subterraneo e ficar lá às voltas até o gás acabar, a partir do momento em que o carro é estacionado e a chave desligada já pode ser multado.

Temos que ver que é uma legislação de 1992 que só recentemente foi revista, e mal...
De pedro oliveira a 28 de Maio de 2008
Já fui dar uma volta, demorada, ao seu "gosto mais de carros..." e ao "mais gasolina". Parabéns pelos dois espaços. Em relação ao GPL era necessário haver uma reviravolta na legislação que tornasse a o GPL "atractivo", por exemplo: retirar o tal autocolante"criminoso" e colocar uma vinheta verde no párabrisa a dizer"eu sou amigo do ambiente" e quem tivesse essa vinheta teria uma redução no "sêlo".Outra situação é fazer pressão para que a legislação seja mudada e aí a reportagem da RTP pode fazer muito.Tem é que falar coma as pessoas certas. O meu sogro andou em 99 numa roda viva para fazer essa pressão e chegou a contar com a colaboração do Prof. Palma, na altura da Quercus.
Meteu ao barulho ministros, secretários de estado e DGE, mas nessa altura o petróleo estava para aí a 18 dólares.

Se o Luís quiser falar com um "gasista" convicto,o meu sogro, e que lhe pode dar informações sobre esse percurso legislativo diga, que eu envio-lhe para o mail.

Mais uma vez parabéns
Eduardo Maio
De Luís Castro a 28 de Maio de 2008
Si, Pedro.
Envie contacto, pf.
De facto essas ideias seriam de aproveitar.
Ab
LC
De pedro oliveira a 28 de Maio de 2008
Luís,
já enviei.
um abraço
De Luís Castro a 28 de Maio de 2008
Pedro,
já vi.
Obg.
LC
De Luís Castro a 28 de Maio de 2008
Eduardo,
obrigado pelas dicas.
Estamos a preparar uma reportagem sobre o assunto para breve.
Vai dando sugestões, aqui ou na caixa que abri no blogue, tal como te tinha falado.
Abraço
LC

Comentar post

Perfil

Jornalista desde 1988
- 8 anos em Rádio:
Rádio Lajes (Açores)
Rádio Nova (Porto)
Rádio Renascença
RDP/Antena 1

- Colaborações em Rádio:
Voz da América
Voz da Alemanha
BBC Rádio
Rádio Caracol (Colômbia)
Diversas - Brasil e na Argentina

- Colaborações Imprensa:
Expresso
Agência Lusa
Revistas diversas
Artigos de Opinião

RTP:
Editor de Política, Economia e Internacional na RTP-Porto (2001/2002)
Coordenador do "Bom-Dia Portugal" (2002/2004)
Coordenador do "Telejornal" (2004/2008)
Editor Executivo de Informação (2008/2010)

Enviado especial:
20 guerras/situações de conflito

Outras:
Formador em cursos relacionados com jornalismo de guerra e com forças especiais
Protagonista do documentário "Em nome de Allah", da televisão Iraniana
ONG "Missão Infinita" - Presidente

Obras publicadas:
"Repórter de Guerra" - autor
"Por que Adoptámos Maddie" - autor
"Curtas Letragens" - co-autor
"Os Dias de Bagdade" - colaboração
"Sonhos Que o Vento Levou" - colaboração
"10 Anos de Microcrédito" - colaboração

Pesquisar blog

Arquivos

Abril 2016

Janeiro 2016

Outubro 2015

Junho 2015

Maio 2015

Fevereiro 2013

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Agosto 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Categorias

política

economia

angola 2008

iraque 2008

sexo

afeganistão 2010

mau feitio

televisão

eua

mundo

amigo iraquiano

futebol

curiosidades

telejornal

saúde

iraque

missão infinita

religião

repórter de guerra - iraque

euro2008

guiné

humor

repórter de guerra - cabinda

acidentes

criminalidade

jornalismo

polícia

segurança

solidariedade

rtp

sociedade

terrorismo

afeganistão

caso maddie

crianças talibés

desporto

diversos

férias

futuro

justiça

todas as tags

subscrever feeds