Sexta-feira, 23 de Abril de 2010

Esta CP ...

 

Já não é a primeira vez que tenho de reclamar na “Gare do Oriente”.

 

Hoje, após 20 desesperantes minutos na fila, quando chega a minha vez o vendedor da bilheteira corre a janela e vira a placa “Fechado”, reduzindo para dois os postos de atendimento às dezenas de pessoas que se apinhavam numa fila única. Resultado, aqueles dois minutos de espera fizeram com que perdesse o comboio e tivesse de aguardar mais 1h30 minutos pelo comboio seguinte.

 

Uma hora e meia sem comboios Alfa ou Intercidades de Lisboa para o Porto, numa sexta feira ao final da tarde, claro que tiveram de disponibilizar um comboio Alfa especial tantas eram as pessoas à espera de seguirem viagem.

 

Mais:

Só na bilheteira é que fui informado de que na próxima segunda feira, por uma greve de que ainda não ouvi falar, os comboios apenas vão começar a circular a partir das 10 da manhã. Olhei à volta, à procura de um dos muitos painéis existentes, se haveria alguma informação sobre essas alterações que vão mexer e alterar a vida a milhares de pessoas. Nada!

 

Luís Castro

publicado por Luís Castro às 21:11
link do post | comentar
29 comentários:
De Pedro Jerónimo a 23 de Abril de 2010 às 22:24
Caro Luís, acabo de chegar (Leiria) do Porto e estive nas duas estações (Campanhã e São Bento), onde essa informação estava bem vísivel (paineis electrónicos) - sobretudo na última.
De Luís Castro a 23 de Abril de 2010 às 23:24
Passei há pouco por Campanhã.
Lá estava, em Oriente (Lisboa) nada!
Obrigado.
LC
De Rute a 23 de Abril de 2010 às 22:36
Luís,
O que lhe aconteceu hoje na Gare do Oriente infelizmente acontece muitas vezes. São muitos os funcionários da CP que não têm respeito pelos passageiros.
Uma vez estava na fila para comprar o bilhete do comboio e o funcionário estava na conversa com um passageiro que estava a comprar o seu bilhete e nunca mais se despachava. Estava o tempo a passar, as pessoas que estavam na fila todas a reclamar e o funcionário continuava na conversa como se nada fosse. Conclusão perdemos o comboio e tivemos que esperar cerca de 2h pelo próximo. O funcionário olhou para nós e disse-nos para a próxima se não quiserem perder o comboio venham mais cedo comprar o bilhete! Enfim...! Os passageiros fizeram uma reclamação à CP mas de nada adiantou!

De Luís Castro a 23 de Abril de 2010 às 23:43
E, como se não bastasse,
o Alfa pendular demorou quase 3 horas de Lisboa ao Porto.
Ou seja, praticamente o mesmo tempo que demoraria se viesse no Intercidades e pagando menos.
Assim,
paguei por um serviço que não recebi.
Mais:
chegados a Campanhã, sabendo dos atrasos existentes, o suburbano para Penafiel, não só não esperou pelas pessoas que corriam da plataforma do Alfa, como partiu meio minuto mais cedo, fazendo-nos esperar mais 45 minutos pelo comboio seguinte.
Reclamei, mas garantiram-e que tinha saído "À Tabela".
Seja como for, foram extremamente simpáticos e educados, coisa que não acontece na Gare do Oriente.

COM TUDO ISTO:
O QUE FAÇO EM 3 HORAS DE CARRO,
DEMOREI 6 HORAS PELA CP !!!
E GASTANDO O MESMO!

LC
De Rute a 24 de Abril de 2010 às 00:55
Como eu o compreendo... Mas a CP não garante as ligações em caso de atraso do comboio. Mas confesso que é frustrante perder o comboio por 1minuto.. Já me aconteceu algumas vezes e é bastante desagradavel... penso que quando o atraso é mínimo deveria haver indicações para o comboio esperar. Mas pronto, é a "política" da CP.
Bjs
De Luís Castro a 24 de Abril de 2010 às 18:54
Pdelo que me disseram em Campanhã, quando é assim o comboio que faz ligação espera um minuto ou dois e recupera logo a seguir.
Não foi o caso.
Bjs
LC
De Luís Castro a 24 de Abril de 2010 às 18:58
PERDÃO:
"Pelo que me disseram..."
LC
De Fabíola Maciel a 24 de Abril de 2010 às 01:17
Infelizmente, essa situação também já me aconteceu.
Hoje quando viajava de comboio reparei, em apenas uma estação por onde passei, que nos painéis de informação, naquelas letras mesmo pequeninas, estava escrito "Greve da CP nos dias 26 e 27". Não consegui perceber bem os horários nem o impacto da greve e então fui ao site da CP. Aí sim há informação sobre a greve.
Compreendo a preocupação, mas o mal é geral. A estação de Campanhã em hora de ponta tem 3 bilheteiras abertas. Para quem anda de mala e afins esperar mais uma hora para voltar a casa é desesperante...
De Luís Castro a 24 de Abril de 2010 às 18:55
Também já me dei conta desse problema em outras estações.
Bom fds.
LC
De PCCVG a 24 de Abril de 2010 às 08:47
Andei durante vários anos de comboio, fazendo Lisboa-Porto e Linha de Sintra e como quase todos os utentes teria muito que contar.
Felizmente já há uns anos que não tenho necessidade de utilizar o comboio regularmente - quando andei recentemente (há 7 anos) até fiquei admirado com o aspecto dos comboios que desconhecia.
Isto tudo para dizer, que os tempos mudam, mas os problemas mantem-se.
Não sendo eu contra as empresas públicas, é nestas dos transportes, que estes problemas se verificam frequentemente, porque infelizmente se houver prejuizo por incompetencia de alguns, há outros para meter lá o dinheiro.
Ab
De Luís Castro a 24 de Abril de 2010 às 18:57
Ui !
E as histórias que eu já teria também para contar.
Anado, habitualmente, de comboio entre Lisboa e Porto.
Mas uma coisa é certa:
sempre que reclamei por escrito,
fui imediatamente atendido e uma das situações foi rapidamente alterada.
Ab.
LC
De maria moura a 24 de Abril de 2010 às 08:52
Bom dia Luis!
Estas situações são lamentáveis e transtornam o dia de qualquer santo. Penso que uma boa alternativa é comprar o bilhete via internet. Das poucas vezes que fui ao Porto de comboio (e gostei muito do Alfa, foi uma viagem tranquila com as miúdas), comprei os bilhetes sem sair de casa. Assim como, nunca vou para as filas do cinema, compramos sempre os bilhetes em casa. A coisa tem funcionado bem, até agora. Bfs.
bj
mmoura
De Luís Castro a 24 de Abril de 2010 às 18:59
Não posso.
O sindicato dos jornalistas tem um acordo para 10% de desconto em viagens em classe "conforto", pelo que exigem o cartão no momento da compra do bilhete.
Bjs
LC
De maria moura a 24 de Abril de 2010 às 09:04
Para informar a todos que os bilhetes da CP também se podem comprar via multibanco, simples e rápido, sem filas enormes de espera e sem precisar duma impressora. Basta ter um horário na carteira ou no telemovel. Penso que toda a gente terá cartão MB.
mmoura
De Luís Castro a 24 de Abril de 2010 às 18:59
O problema é o mesmo.
Obrigado.
Bj
LC
De Genny a 24 de Abril de 2010 às 13:30
Para a proxima avisa que levo-te uma sandocha e um tinto para ajudar a passar o tempo! Aproveitamos pomos a conversa em dia, eh eh!!
Realmente é bastante frustante saber que perdemos o comboio porque a fila é enorme e os funcionarios nao se despacham! Eu ando de bus e isso ja me aconteceu, está o bus na paragem vou a correr as outras pessoas pedem para ele esperar e niklas!!!!
Bom fim de semana!
Bjs
De Luís Castro a 24 de Abril de 2010 às 19:00
A sério?
Olha que eu cobro promessas!
LOL
Bjs
LC
De RUI FERREIRA a 24 de Abril de 2010 às 13:55
pensava eu que era o único.ah... ah... ah... toca a todos.... a diferença é o fairplay que a situação requer.
por experiência nunca reclamo.mando-os todos os funcionários á "bardamerda", alivia e é remédio santo. ficam muito sensibilizados e a música é logo outra. experimentem......a cp é uma mafia todos querem mandar....
De Luís Castro a 24 de Abril de 2010 às 19:05
Ontem também não faltou muito!
ehehehehe
Ab.
LC
De Marta Lima a 24 de Abril de 2010 às 15:58
Infelizmente, Luís, é mesmo assim. Esses senhores não respeitam nada nem ninguém!
Em relação à discrepância entre serviço contratualizado e serviço realmente prestado, a CP é, de facto, uma vergonha. Na 5ª F saí de Santa Apolónia no Alfa das 20h e cheguei a Campanhã meia-hora depois do previsto... ou seja, 3 horas para fazer Lisboa-Porto! Para a próxima vou no Intercidades.... demora o mesmo tempo e o bilhete fica-me por metade do preço da viagem no Alfa!
Beijos,
Marta Lima.
De Luís Castro a 24 de Abril de 2010 às 19:06
Fica bem mais barato.
Só não nos servem um suminho de laranja, mas pronto....
Bj
LC
De pink poison a 25 de Abril de 2010 às 05:54
Faça assim, deixe-se de armar em fino e não ande no comboio mais caro
Quando quiser viajar, "alugue-me", terá conversa a viagem toda!!!
De Luís Castro a 26 de Abril de 2010 às 13:42
Não me desafie...
Quanto ao "fino", o desconto é só para a classe "Conforto", pelo que pouco mais caro fica do que a classe "económica".
Mas há uma razão muito importante:
poder levar o computador ligado à corrente.
Bj
LC
De pink poison a 26 de Abril de 2010 às 13:48
O meu carrito não tem electricdade mas a dona é boa companhia...
De Luís Castro a 26 de Abril de 2010 às 15:26
Não duvido.
Um destes dias, aceito o desafio.
bjs
LC
De Fernando Pineza a 26 de Abril de 2010 às 23:15
Pois Luís concordo com quem diz que a CP Refer Soflusa , "é" uma máfia, sim é porque apenas existem várias para distribuir dinheiro aos Boys e também convém não esquecer, dividir o prejuízo da mesma.
hoje o Zé povinho da linha de Sintra, esperou 2 horas em Rio de Mouro para apanhar o comboio para Lisboa, pois teve que apanhar primeiro para Sintra para conseguir lugar no dito comboio ! Magnífico isto das greves tem que se lhe diga, é o pica é o maquinista, é o x, é o y, mas conseguem sempre ser em dias diferentes e em véspera de fim de semana ou início de semana, que giro!
é a nossa sina...
De Luís Castro a 28 de Abril de 2010 às 21:31
O objectivo de uma greve é ter impacto.
Infelizmente há uns quantos que se lixam.
Ab.
LC

Comentar post

Reportagem Angola - 1999



Reportagem Iraque - 2005


Reportagem Guiné - 2008


Reportagem Guiné - 2008


Reportagem Afeganistão - 2010

Livros

"Repórter de Guerra" relata alguns dos conflitos por onde andei. Iraque, Afeganistão, Angola, Cabinda, Guiné-Bissau e Timor-Leste. [Comprar]



"Por que Adoptámos Maddie" aborda o fenómeno mediático gerado à volta do desaparecimento de Madeleine McCann. [Comprar]


Sugestões para reportagem



Milhão e meio de portugueses elegem diariamente o Telejornal da RTP.
E porque o fazemos para vós, quero lançar-vos um desafio: proponho que usem o meu blogue para deixarem as vossas sugestões de reportagem.

Luís Castro
Editor Executivo
Informação - RTP

E-mail: cheiroapolvora@sapo.pt

Perfil

Jornalista desde 1988
- 8 anos em Rádio:
Rádio Lajes (Açores)
Rádio Nova (Porto)
Rádio Renascença
RDP/Antena 1

- Colaborações em Rádio:
Voz da América
Voz da Alemanha
BBC Rádio
Rádio Caracol (Colômbia)
Diversas - Brasil e na Argentina

- Colaborações Imprensa:
Expresso
Agência Lusa
Revistas diversas
Artigos de Opinião

RTP:
Editor de Política, Economia e Internacional na RTP-Porto (2001/2002)
Coordenador do "Bom-Dia Portugal" (2002/2004)
Coordenador do "Telejornal" (2004/2008)
Editor Executivo de Informação (2008/2010)

Enviado especial:
20 guerras/situações de conflito

Outras:
Formador em cursos relacionados com jornalismo de guerra e com forças especiais
Protagonista do documentário "Em nome de Allah", da televisão Iraniana
ONG "Missão Infinita" - Presidente

Obras publicadas:
"Repórter de Guerra" - autor
"Por que Adoptámos Maddie" - autor
"Curtas Letragens" - co-autor
"Os Dias de Bagdade" - colaboração
"Sonhos Que o Vento Levou" - colaboração
"10 Anos de Microcrédito" - colaboração

Pesquisar blog

Arquivos

Abril 2016

Março 2016

Janeiro 2016

Outubro 2015

Junho 2015

Maio 2015

Fevereiro 2013

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Agosto 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Categorias

política

economia

angola 2008

iraque 2008

sexo

afeganistão 2010

mau feitio

televisão

eua

mundo

amigo iraquiano

futebol

curiosidades

telejornal

saúde

iraque

missão infinita

religião

repórter de guerra - iraque

euro2008

guiné

humor

repórter de guerra - cabinda

acidentes

criminalidade

jornalismo

polícia

segurança

solidariedade

rtp

sociedade

terrorismo

afeganistão

caso maddie

crianças talibés

desporto

diversos

férias

futuro

justiça

todas as tags

subscrever feeds