Terça-feira, 3 de Fevereiro de 2009

Sondagem RTP

Metade dos portugueses não mudou a opinião que tinha sobre Sócrates.

A maioria considera que ele tem agido bem em todo este processo.

18% estão esclarecidos

61% querem saber mais

Será mesmo uma "cabala" contra José Sócrates?

E se é, quem são os interessados?

 

Luís Castro

Categorias: ,
publicado por Luís Castro às 15:58
link do post | comentar
32 comentários:
De Tugaland a 3 de Fevereiro de 2009 às 18:48
Claro que é uma cabala entao nao se ve que as eleiçoes estao a porta grande homem que ele é com eles no sitio.nao gostam dele porque entrou no governo e mexeu com o ninho de ratos que ha por aqui neste pais
De Luís Castro a 3 de Fevereiro de 2009 às 23:00
Isso é verdade.
Ele "bateu" em todos.
Melhor, em quase todos.
Ainda há mais uns quantos.
LC
De José Fernandes a 3 de Fevereiro de 2009 às 21:46
Boa Noite,

"Cabala" ? Só se estiver a ser feita pelos trabalhadores ingleses da petrolífera "total"... como eles estão contra os portugueses.

Cá em Portugal não estou a ver ninguém com capacidade organizativa.

Abraço
JF
De Luís Castro a 3 de Fevereiro de 2009 às 23:04
Estás enganado...
Anda por aí muita gente organizada.
Como se diz na nossa terra: são os "mete-nojo".
Alguns para proveito próprio, outros para dar cabo do resto do país.
Ab.
LC
De Anónimo a 3 de Fevereiro de 2009 às 23:52
Boa noite Luís. Não sei quem fala verdade mas acredito que o primeiro ministro nao vinha às televisões fazer aquela declaração caso tivesse culpas no cartório. Além disso nao sei se é cabala ou campanha negra contra josé socrates mas que as eleições estao para breve e que mal ou bem foi o unico governante que até hoje mexeu nos poderes instalados foi. A sensação com que fico é que tem medo dele e como ele começou a rapar os tachos de muita gente agora querem tenta-lo derrubar.
De Luís Castro a 4 de Fevereiro de 2009 às 00:27
Agora é que o meu amigo/a bateu na tecla.
Independentemente de se gostar ou não dele,
de ter sido bom ou mau PM,
a verdade é que nos últimos anos ficou muita gente a "mamar" no dedo.
E não falo dos pobres ou de quem ficou sem emprego.
Falo dos que ficaram sem teta, se me permitem a expressão.
Ab.
LC
De Luís Castro a 6 de Fevereiro de 2009 às 15:24
Este vai ser um ano engraçado.
com tantas eleições...
De Pedro Oliveira a 4 de Fevereiro de 2009 às 08:54
Pessoalmente não acredito em cabala,acho que se trata mais uma vez de incompetência da nossa Justiça/policia que em 2005 não levou a investigação até ao fim.Tanto que a reunião em Haia com a policia de Inglaterra ocorreu em Julho de 2008, portanto não creio que nessa altura as eleições estivessem perto.

p.s:
Amigo Luís, hoje enviei-te mail para os teus 2 contactos a pedir uma informação que me deste há tempos mas que eu perdi, agradeço que me dês novamente a informação.desculpa o abuso.
abr
De Luís Castro a 6 de Fevereiro de 2009 às 15:25
Liga.
É mais fácil.
Ab.
LC
De Virgínia a 4 de Fevereiro de 2009 às 12:31
Bom dia Luís
Seja 'cabala' ou outra coisa qualquer, a verdade é que este assunto, neste ano de eleições, cheira muito a 'esturro'.
Se já falaram nisto em 2005, porque estiveram mudos durante este tempo?
Afinal a Justiça Inglesa anda como a Portuguesa.... devagar... devagarinho; só quando 'alguém' lhe chega o 'fogo aos fundilhos' é que dá um sprint cego, sem olhar e ver se é uma Justiça Justa ou uma Justiça Oportunista, ao sabor dos ventos e tempestades!

Sócrates há-de sobreviver, quanto mais não seja 'por exclusão de partes'.
Beijos

De Luís Castro a 6 de Fevereiro de 2009 às 15:28
Bjs
LC
De Rafael Marcelino a 4 de Fevereiro de 2009 às 14:51
Bom dia Luis.
Um abraço desde o Canada. Para mim é mais uma intentona.Bom ou mau ele mexeu nos interesses cooperativos e isso a que fez a Freeport . Juizes com 3-meses de férias e paasaram a UM, Professores sem avaliação que com 52-anos vem para reformas douradas de 2600-euros, etc e tal. Agora com uma oposição (nunca vista tão debilitada-veja-se a figura da velha e os Ratos daninhos escondidos). Mas cuidado com a recepção, pode vir a atingir mais figurantes do sistema e eles sabem bem disso e neste caso o melhor era colocar o Socrates fora,para adiar, digo eu..
Uma vergonha.Este é mais um dos muitos casos em Portugal como hoje a SIC deu conta do buraco do BPN de 1.800-Milhões comparado com os 20-Milhões deste caso é parecido, né?!, eheheh ..e mais veja-se este casos;Os "casos" criados pelos Media:

- Morte de Sá Carneiro
- Caso Emáudio/Melancia
- Operação Furacão
- Caso Portucale
- Compra Submarinos
- Universidade Independente/Moderna
- Apito Dourado
- Braga Parques
- Casa Pia
- Caso Hemofilicos
- Padre Frederico
- Expo 1998
- Ponte Entre-os-Rios
- Caso McCann
- Caso Grupo Carlyle/Carlucci
- Caso BPN/BPP
- Escutas ao Procurador
- Envelope 99
- Voôs da CIA
- Isaltino Morais
- Fátima Felgueiras
Lamentávelmente a Justiça só apresentou um "culpado" a todos os casos criados pelos media: VALE E AZEVEDO!

Um abraço
De Luís Castro a 6 de Fevereiro de 2009 às 15:29
Ai mexeu!
Se bem, se mal, os portugueses decidirão, mas que há por aí quem lhe queira fazer a folha, ai isso há.
LC
De maripossa a 4 de Fevereiro de 2009 às 17:58
AMIGO LUÍS! POIS COMO SE DIZ QUEM NÃO DEVE NÃO TEME, ELE PROVA ISSO E JÁ DEU TODAS AS EXPLICAÇÕES QUE DEVIA, AGORA QUE ELE MEXEU COM MUITA GENTE...LÁ ISSO É VERDADE, AS AVALIAÇÕES, OS JUÍZES E OUTRAS PROFISSÕES QUE ERAM E SEMPRE FORAM OS PRIVILEGIADOS DA SORTE, AGORA O PAÍS TEM DE SE ERGUER E TEM DE SER A FORÇA DE TODOS E NÃO SÓ DE ALGUNS, SEI QUE MUITOS NÃO GOSTAM, TRABALHAVAM MEIA DÚZIA DE HORAS, FAZIAM O QUE QUERIAM, E ELE NÃO TEVE MEDO, SENÃO VEJAMOS O QUE SE PASSA PELO MUNDO FORA, QUANTO AO DESEMPREGO POR CÁ?MUITOS PATRÕES SE VALEM DAS ALTURAS DE MANDAR GENTE EMBORA QUE JÁ LHE FAZIA FASTIO, PASSO A EXPRESSÃO)NÃO SOU MILITANTE DE COISA NENHUMA, A MINHA É O TRABALHO QUE FAÇO COM HONRA E GOSTO, AGORA MEXER EM COISAS QUE TEM TANTO TEMPO??? ANDAMOS SEMPRE NISTO A VIDA TODA. SE OS QUE FALAM DESSEM SOLUÇÕES ERA GRATIFICANTE DE VERDADE, OU TIRAR ALGUNS COELHOS DA CARTOLA A VER OS MILAGRES, JÁ NÃO ACREDITO.
ABRAÇO E BOM TRABALHO LISA
De Luís Castro a 6 de Fevereiro de 2009 às 15:31
Obrigado.
Bjs
LC
De Isabel Torres Cabral a 4 de Fevereiro de 2009 às 20:28


Aproveitando que os fantasmas andam todos à solta, e que precisamos de ler qualquer coisa que exorcize o que nos vai na alma,

eu acho que pode ser mesmo uma "cabala" LC ! para travar medidas que visam impedir que Portugal caminhe para um "Estado cleptocrático"!*

*"(...)O Estado cleptocrático, como ente jurídico-político passa a funcionar como uma máquina de fazer dinheiro e gerar riqueza pessoal ou corporativa. Subtraem-se os recursos financeiros da grande massa humana alienada. A população que trabalha e produz passa a ser vista como a "galinha dos ovos de ouro", satisfazendo, assim, ao apetite voraz dos gestores cleptomânicos. Tudo é feito em nome de políticas sociais, de distribuição de renda, de inclusividade social e de correção das distorções da iníqua política de dominação de ricos sobre pobres. Estas palavras mágicas ou frases de efeito, ainda que legítimas no mérito, são ilegítimas nos usos, nos meios e nos fins. O Estado de direito passa gradativamente de tutor da sociedade a uma espécie de gazofilácio do poder cleptocrático. Contrapõe-se à sua função de arrecadador de renda legal, por meio da cobrança de tributos, taxas e impostos a doador fortuito às contas secretas de cleptomaníacos. Os poderes cleptocráticos são sempre muito eficientes para arrecadar, porém absolutamente inéptos e morosos na solução das reais necessidades humanas. Gastam muito, gostam de gastar e gastam consigo mesmos com mais entusiasmo do que com os necessitados.(...)"http://linuscoronatus.blogspot.com/2008/03/cleptocracia-nefita-e-deslumbrada.html
De Luís Castro a 6 de Fevereiro de 2009 às 15:31
Bjs
LC
De Ludo Rex a 5 de Fevereiro de 2009 às 08:13
Se há cabala é sim contra os portugueses...
Abraço
De Luís Castro a 6 de Fevereiro de 2009 às 15:33
Outro.
LC
De Luís Castro a 6 de Fevereiro de 2009 às 15:36
Visto.
LC
De Ana Paula Albuquerque Almeida a 5 de Fevereiro de 2009 às 10:39


Olá Luís,

Francamente, este assunto já enjoa. Não porque estejas a falar dele mas sim pelo facto de todos os dias, várias vezes ao dia, ouvirmos apenas repetições do que já é sobejamente conhecido e nada relevante seja acrescentado. Continua-se no campo das especulações e, tal como referes anteriormente, a própria justiça contribui para isso, aliada aos meios de comunicação, claro.
Estou convencida de que é mais um assunto que, de tanto se falar, e inconsequentemente, será banalizado ao ponto de, daqui por pouco tempo, já ninguém querer saber do caso Freeport, nem da hipotética corrupção do PM, etc, etc. De facto, seria muito importante que a justiça apurasse a verdade rapidamente e que fosse mais abrangente, ou seja, esclarecer-nos não só sobre quem está envolvido, como também descobrir como é que escaparam informações indevidamente e ainda, a ter sido uma cabala, quem foram os "urdidores". Claro que estas medidas teriam de ser aplicadas em todos os casos e não apenas neste por se tratar do PM.
Nos tempos que correm, e repito, a ser uma cabala, já nada justifica deixar que pessoas moralmente mal-formadas continuem por aí impunes, prontas a prejudicar terceiros, pondo em causa a reputação de alguém e, neste caso, a própria governação do país que carece de concentração para enfrentar a situação que atravessa.
Em relação a Sócrates, é preciso dizer que já entrou numa ou noutra contradição o que deixa no ar algumas dúvidas. Será a tal falta de jeito que tem para lidar com este tipo de situações? Espero bem que sim. Assim como espero que saia do caso ilibado, pois neste momento seria um descalabro total para o país se Sócrates tivesse de abandonar o cargo. Não vejo ninguém com pulso suficiente para substitui-lo.

Bjs
De Luís Castro a 6 de Fevereiro de 2009 às 15:33
por onde tens andado?
Bjs
LC
De Ana Paula Albuquerque Almeida a 6 de Fevereiro de 2009 às 15:52
Olá Luís,

Como diria o repórter do Tele Rural, "não escutei bem a tua pergunta mas calculo que me tenhas perguntado se tenho andado fugida. Sim, tenho...
Tenho andado muito ocupada a tentar resolver aquela questão do emprego.
Obrigada por perguntares. Mais logo explico-te melhor para o teu e-mail da RTP.

Um beijinho e até logo.
De Ana Paula Albuquerque Almeida a 6 de Fevereiro de 2009 às 19:25
Luís,

Acabei de enviar-te um e-mail para o endereço da RTP e para o cheiroapolvora mas ambos devolveram a mensagem. Talvez tenhas as caixas de correio cheias.
Tento mais tarde, senão só 2ª. Amanhã vou até à Invicta.

Bjs
De Luís Castro a 6 de Fevereiro de 2009 às 20:09
Ok.
Bjs e bom fds.
LC
De Luís Castro a 6 de Fevereiro de 2009 às 19:36
Bjs e boa sorte.
LC

Comentar post

Reportagem Angola - 1999



Reportagem Iraque - 2005


Reportagem Guiné - 2008


Reportagem Guiné - 2008


Reportagem Afeganistão - 2010

Livros

"Repórter de Guerra" relata alguns dos conflitos por onde andei. Iraque, Afeganistão, Angola, Cabinda, Guiné-Bissau e Timor-Leste. [Comprar]



"Por que Adoptámos Maddie" aborda o fenómeno mediático gerado à volta do desaparecimento de Madeleine McCann. [Comprar]


Sugestões para reportagem



Milhão e meio de portugueses elegem diariamente o Telejornal da RTP.
E porque o fazemos para vós, quero lançar-vos um desafio: proponho que usem o meu blogue para deixarem as vossas sugestões de reportagem.

Luís Castro
Editor Executivo
Informação - RTP

E-mail: cheiroapolvora@sapo.pt

Perfil

Jornalista desde 1988
- 8 anos em Rádio:
Rádio Lajes (Açores)
Rádio Nova (Porto)
Rádio Renascença
RDP/Antena 1

- Colaborações em Rádio:
Voz da América
Voz da Alemanha
BBC Rádio
Rádio Caracol (Colômbia)
Diversas - Brasil e na Argentina

- Colaborações Imprensa:
Expresso
Agência Lusa
Revistas diversas
Artigos de Opinião

RTP:
Editor de Política, Economia e Internacional na RTP-Porto (2001/2002)
Coordenador do "Bom-Dia Portugal" (2002/2004)
Coordenador do "Telejornal" (2004/2008)
Editor Executivo de Informação (2008/2010)

Enviado especial:
20 guerras/situações de conflito

Outras:
Formador em cursos relacionados com jornalismo de guerra e com forças especiais
Protagonista do documentário "Em nome de Allah", da televisão Iraniana
ONG "Missão Infinita" - Presidente

Obras publicadas:
"Repórter de Guerra" - autor
"Por que Adoptámos Maddie" - autor
"Curtas Letragens" - co-autor
"Os Dias de Bagdade" - colaboração
"Sonhos Que o Vento Levou" - colaboração
"10 Anos de Microcrédito" - colaboração

Pesquisar blog

Arquivos

Abril 2016

Janeiro 2016

Outubro 2015

Junho 2015

Maio 2015

Fevereiro 2013

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Agosto 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Categorias

política

economia

angola 2008

iraque 2008

sexo

afeganistão 2010

mau feitio

televisão

eua

mundo

amigo iraquiano

futebol

curiosidades

telejornal

saúde

iraque

missão infinita

religião

repórter de guerra - iraque

euro2008

guiné

humor

repórter de guerra - cabinda

acidentes

criminalidade

jornalismo

polícia

segurança

solidariedade

rtp

sociedade

terrorismo

afeganistão

caso maddie

crianças talibés

desporto

diversos

férias

futuro

justiça

todas as tags

subscrever feeds