


Confesso que nos últimos dias me tenho questionado muito sobre o tempo que estamos a dedicar à cobertura da selecção portuguesa de futebol.
Digo no plural: nós, RTP, SIC e TVI.
As audiências de Domingo demonstram que os "especiais" feitos sobre a partida para a Suiça não foram os programas mais vistos do dia.
A TVI conseguiu o 12º lugar com uma longa maratona de quase seis horas, a RTP registou a 20ª posição com pouco mais de três horas e a SIC ficou-se pelo 23º posto, tendo dedicado quatro horas da sua emissão.
Nos Telejornais, a RTP foi a que teve menor cobertura, alinhando vinte minutos de reportagens e directos, enquanto a SIC e a TVI gastaram trinta minutos cada uma.
Gostaria de saber o que pensam dos critérios que estamos a seguir.
Darei a minha opinião à medida que for respondendo aos vossos comentários.
Luís Castro
Coordenador do Telejornal da RTP
De
Patti a 3 de Junho de 2008
Olá Luís,
A partida dos jogadores, a sua chegada à Suíça e a alegria daqueles imigrantes, é bonito de ver; pela reacção e emoção das pessoas, principalmente dos que moram longe. Chega a ser comovente.
O exagero está na overdose de informação sobre a marca dos boxers do Ronaldo, nos relógios que o Simão usa, no significado das tatuagens do Quaresma, no cabeleireiro do Veloso.
Os media estão a transformar os jogadores em seres de outro mundo em semi-deuses, inatingíveis pelos comuns mortais que somos nós.
É tudo uma exacerbação levada ao extremo.
O mais grave desta diarreia temporária, é que nem sequer sabemos o que se passa com outros desportos e com outras selecções. Essas sim que precisam de projecção, de incentivo e de reconhecimento.
As que não sabem o que é um patrocínio milionário e muito menos os 15 minutos de fama do Warhol.
E aí a responsabilidade maior é dos meios de comunicação.
A guerra das audiências, não deixa conhecer mais nada para além do futebol.
É no mínimo enjoativo!
Se as pessoas não ouvem falar, então é porque não existe!
A bola está do vosso lado!.
Enviei-lhe mail sobre uma dessas nossas selecções. Espero que goste e que possa utilizar.
Bjs.
patti,
recebi, li e guardei o seu mail.
Sobre os excessos, as tais banalidades sobre a vida dos jogadores, eu concordo consigo, mas as audiências do progrma da SIC, "Os incríveis" diz que nós ( eu, a Patti e quem pensa assim) somos a minoria.
Bjs
LC
Comentar post