Mas porque razão o 25 de Abril tem de ser um símbolo da Esquerda?


Concordo com Aguiar-Branco quando diz que os símbolos da Revolução de Abril “não pertencem a nenhum partido, mas a todos os portugueses”.
Surpreendente, sem dúvida, o discurso de um dos poucos políticos que ainda gosto de ouvir e que teve o ponto alto quando motivou os protestos do PCP ao recorrer a Lenine para caracterizar o estado do país:
"Uma organização morre quando os de baixo já não querem e os de cima já não podem".
Igualmente bem apanhada a adaptação do O CDS para os três 'D' do 25 de Abril – Democratizar, Descolonizar e Desenvolver. Para a direita,
“O país vive hoje sob o signo de outros três 'D' :
Dívida, Défice e Desemprego”.
Recordo o que escrevi no 25 de Abril do ano passado continua bem actual:
Numa coisa somos bons: a encolher os ombros.
Quando nos saúdam com um como estás?, encolhemos os ombros e respondemos: «Mais ou menos…»
Quando alguém se cruza connosco e atira um como vais?, encolhemos os ombros e suspiramos: «Assim-assim…»
Quando nos desafiam com um decide lá o que queres, encolhemos os ombros e dizemos: «Tanto faz…»
É verdade, somos uns meias-tintas!!!
Ficamos sempre a meio.
Não temos a coragem de ir até ao fim.
O que me irrita é que nós não éramos assim.
Ai se Abril soubesse
o que me apetece!
Luís Castro
*** Post do 25 de Abril do ano passado:
http://cheiroapolvora.blogs.sapo.pt/73422.html
De PCCVG a 25 de Abril de 2010
Sem dúvida, um dos poucos politicos actuais (ligado a cargos de notariedade), que sempre pautou as suas intervenções por uma ética que infelizmente não é habitual na grande maioria, o que tambem contribui para o afastamento de parte da população da politica e no caso particular grave, das eleições.
Porque é que alguem ha-de reclamar como seu o que é de todos e o contrário, porque é que quem não adopta qualquer desses simbolos e apenas porque não gosta, há-de ser conotado como contra a ideologia representada pelos mesmos.
Porque infelizmente vivemos numa sociedade de estereotipos e em que a imagem é o importante em detrimento do conteudo, em que por ex. quem gosta do vermelho tem que ser do Benfica (e ainda bem, ah!ah!ah!) e quem não gosta do FCP , tem que ser contra o Porto.
Realmente é uma pena, como é que um povo que "deu novos mundos ao mundo", agora não consegue sair do marasmo e da cepa-torta?
Uma expressão que por vezes uso e que ouvi uma vez a um grande militar actual, é a de que há 3 tipos de pessoas na vida: as que fazem as coisas acontecer, as que veem as coisas acontecer e as que perguntam "o que é que aconteceu'".
Nós portugueses infelizmente cada vez mais estamos nos 2 ultimos grupos, quando fomos durante seculos do primeiro.
Ab
Não conheço Aguiar Branco pessoalmente,
mas tenho boa imagem dele.
Ab.
LC
De Nuno a 25 de Abril de 2010
Eu acho que se está a acreditar demasiado no encolher de ombros dos portugueses, mas tal como os vulcões os mais silenciosos e aparentemente inactivos, acabam por ser o mais violentos, acho que este pais se está a tornar num gigantesco barril de polvora, qualquer dia só falta a faisca, a semente da revolta está a crescer nas pessoas e noto isso
Como diz o povo:
"CUIDADO COM A FÚRIA DE UM HOMEM PACIENTE".
Ab.
LC
De gena a 30 de Abril de 2010
concordo
De Daniel a 25 de Abril de 2010
No fundo é verdade. Temo ver o país entregue à esquerda. Mas parece que hoje é moda ser-se comunista (mesmo nao percebendo ponta dos ideais, ide perguntar a essa malta jovem porque votam no Bloco de Esquerda... a resposta deve estar entre "porque é boa onda" ou por outro motivo qualquer que só faça sentido numa cabeça onde já so funcione o teco... o tico faleceu de tédio)
De Nuno a 25 de Abril de 2010
Olhe que não é bem assim, eles sabem bem mais do que você pensa, e acredite quando lhe digo quer o PCP quer o Bloco já pouco de comunistas tem, hoje situam-se muito mais perto da social democracia, lamento desaponta-lo mas o PSD nem se devia denominar social democrata, e a a mim assusta-me me ver o pais entregue á direita, basta ver o que ela tem feito por esse mundo fora, as ideologias deles estão no núcleo da crise mundial actual, o neo-liberalismo que o PPC tanto apregoa agora como salvador da patria, estão a caminho do cemitério para ser sepultado, ao lado do pseudo comunismo da união soviética
De Daniel a 26 de Abril de 2010
Pontos de vista... a ideia que transmitem é que são partidos ainda muito presos às ideologias e que se movimentam nesse circulo nao querendo sair para não chocar os mais obtusos. Não parece haver muita ginástica de ideias. Mas lá está... pontos de vista. Respeito o seu.
A crise origina sempre o reerguer de alguns valores esquecidos e amarrotados pelo dito Capitalismo.
Ab.
LC
De
patti a 26 de Abril de 2010
Tudo tão verdade, Luís ...
Bem aparecida seja Sra PresidentA. Tudo ok consigo?
bjs
De RUI FERREIRA a 26 de Abril de 2010
subscrevo o que o nuno diz. muito bem na primeira intervenção. boa na segunda. está tudo muito bem explícito.....
Olá meu caro,
É coimo dizes, a mania que o 25 Abril é de esquerda é tão ridiculo, como ridiculo foi a dita esquerda não aplaudir Cavaco Silva.
abr
De Nuno a 26 de Abril de 2010
Não é tão ridiculo quanto isso, já que foram os sectores de esquerda dentro do exercito que levaram a cabo a revolução, mas hoje em dia é um dia para todos, porque hoje ainda há muita gente na esquerda que continua a recusar o facto de os fundadores do PPD actual PSD também tentaram reformar o sistema por dentro, o seu contributo também foi importante.
Quanto ao cavaco, falou bem mas continua a faltar acção da sua parte, só por isso não foi aplaudido
Não aplaudir foi uma atitude.
Não é novo vindo do PCP.
Ab.
LC
Não aplaudir foi uma atitude.
Não é novo vindo do PCP.
Ab.
LC
De maria moura a 26 de Abril de 2010
Eu tenho a ideia que o 25 de Abril foi um golpe de Estado militar que derrubou o regime ditatorial de Marcelo Caetano (herdado de Oliveira Salazar). Esse golpe de Estado que derrubou a ditadura, foi conduzido por oficiais militares (MFA) e penso que não está relacionado com ideologias comunistas, mas sim com a liberdade do povo português. Curiosamente li algures que se chama tb a revolução dos cravos, pq uma florista deu um cravo vermelho a um soldado, na rua, que de imediato o colocou na espingarda e todos os outros o imitaram!!!
Luis eu não acho que o teu comentário sobre "encolher os ombros" seja tão assim, penso que é feitio dos portugûeses. Tb acredito que não precisamos de mais uma geração para mudar de atitude. Eu vivo cercada por jovens e apercebo-me que já não pensam nem agem como os nossos pais :)
Há que mudarmos o conservadorismo, em todas as vertentes, para se ser feliz e não viver de acordo com a opinião dos outros. Sermos exactamente nós mesmos.
bj
mmoura
Os mais novos já não pensam como nós,
mas quando são atirados para a vida,
acabam dominados e manipulados pelo sistema.
bjs
LC
De maria moura a 26 de Abril de 2010
Pois...
Reconheço que é inteiramente verdade.
bj
mmoura
De
Genny a 26 de Abril de 2010
Olá Luís!
Concordo com tudo o que escreves. Na minha modesta opinião a Revolução de Abril foi feita por um povo que gritou bem alto Basta! E estamos a precisar novamente desse espirito!
Tudo de bom!
Bjs
Depois,
esse mesmo povo, sentou-se na berma da estrada a ver passar... comboios.
Que de resto, também já não passam - estão em greve!
LOL
Ab.
LC
De
Genny a 26 de Abril de 2010




prontesss...como tá tanto calor vamos ver passar navios!!
Bj
Ou sentar na praia e ver corridas de baleias!
LOL
Bjs
LC
De
Genny a 26 de Abril de 2010
e não era preciso ir para muito longe!!!! a começar por mim...baleia mor!!! 
Bjs
De PLonga a 27 de Abril de 2010
E ainda faltam mais uns "D´s" amigo Luís; Duvida Do Destino Do Dinheiro ;-)
Abraço...
Ui!!!
Tantos D´s que andam por aí!
Ab.
LC
De Diogo Rodrigues a 28 de Abril de 2010
Podem-me chamar maluco, mas tenho a ideia que o comunismo daqui a uns séculos vai desaparecer completamente, completamente desajustado ao século XXI
O mundo mudou desde o séc. XIX
abraço
Diogo Rodrigues
De maria moura a 28 de Abril de 2010
..."Séculos"!!! Eu nunca me apercebi da sua existência (do comunismo). Há uns anos atrás via-se escrito por aí nas paredes:"vamos acabar com os ricos", errado, acho eu. Deveria ser "vamos acabar com os pobres", ou seja lutar-se por atingir a qualidade de vida para todos os cidadãos, isso sim, seria digno de todos, comunistas, socialistas, capitalistas...
mmoura
De Diogo Rodrigues a 28 de Abril de 2010
O problema é que cada vez mais o fosso vai aumentando, e não me parece que actualmente se consiga diminuir
Diogo Rodrigues
Tudo muda.
Também o capitalismo.
Ab.
LC
Comentar post