Fiz amizade com ele quando era tradutor de Bobby Robson, no FC Porto.
Depois a vida separou-nos: eu vim para Lisboa, ele foi para Barcelona.
Mais tarde fui a Camp Nou assistir a um jogo do FCP e fiquei no mesmo hotel onde estava a equipa do Barcelona.
Quando entrei no hall do hotel, vi o Zé com os jogadores ao fundo mas não fui ter com ele, veio ele ter comigo de braços abertos:
"És maluco! Andas sempre nas guerras e eu fico aqui a rezar por ti!"
"Tens bilhete? Queres ficar lá em casa?"
Afinal o Zé não mudara, nem esquecera os amigos.
Voltámos a não nos cruzar até que um dia, na estação de Campanhã, vejo que alguém parara à minha frente. Levanto os olhos e lá estava o Zé, sorridente com o filho ao colo, preparado para me dar um abraço.
Voltara para treinar o FC do Porto e continuava o mesmo.
Desde essa altura que mantivemos contacto, embora espaçado.
Há uns anos, o meu filho quis mandar-lhe um mail no dia em que o Zé fazia anos.
Escreveu o Pedro:
Senhor José Mourinho,
chamo-me Luís Pedro (sou filho do Luís Castro)
e quero desejar-lhe os parabéns pelo seu aniversário. Que tenha muitos sucessos, pessoais e profissionais. O meu pai está a trabalhar em Lisboa e também lhe manda um abraço. Sou seu fã e gostava, um dia, ser como o senhor.
Respondeu-lhe o Zé:
Pedro,
grande abraço e deves querer ser como o teu pai, grande homem.
Se gostas do futebol, tudo bem, mas ele tem que ser a tua referência.
Parabéns Zé!
És grande!!!
Andam por aí algumas vozes que te criticam sem te conhecer.
Não conheço pessoalmente o Zé Mourinho, mas quando ele era treinador do Porto os nossos filhos partilhavam o mesmo colégio, a filha penso que 1 ano à frente do meu filho. Via-o lá muito frequentemente, aquele ar "arrogante" ficava no Dragão, ali era mais um pai que se preocupava com os filhos. Não sou dos que o criticam nem dos que o invejam, gosto de ver as pessoas lutarem pelo sucesso. Tivessem todos os portugueses um pouco de Mourinho dentro de si e o nosso país não estava como está.
Grande abraço Luis, já nem falo do café que temos prometido... vai acontecer... com tranquilidade... :)
O José Mourinho é uma grande pessoa e apesar de não o conhecer pessoalmente percebe-se pela opinião dos jogadores que não é aquilo que passa para fora a frente dos jornalistas.
Espero que nesta nova aventura no Real Madrid (penso que vá mesmo para lá) tenha o sucesso que teve em outros clubes.
O Mourinho é o maior, ele sim pode dizer de peito aberto que é o melhor do Mundo, porque realmente é, não é como outros pseudo melhores que nem mascar pastilhas sabem
Finalmente o Real Madrid vai voltar às vitórias, pois vai ter um treinador que vai colocar ordem naquele balneário de "estrelas" Já agora se o Mourinho pudesse fazer um part-time pela selecção portuguesa eu e muitos portugueses agradecíamos
Diogo è isso aí Faço minhas as tuas palavras. Temos no Mourinho um exemplo de BOM PORTUGUÊS Só o critica quem é muito pequenino a acomodado. Olha à tua Volta e vê o País que temos!!! GRANDE MOURINHO SOU SUA FÃ QUE DEUS O ILUMINE PARA TODO O SEMPRE Filomena
Confesso que admiro a sua competência. Mas a imagem que passa é de arrogante. Também gosto do facto de proteger a sua vida privada mas o discurso, não me agrada, no entanto está de parabéns.
Sobre José Mourinho obviamente não sei das qualidades dele a nivel pessoal. Não obstante a imagem mais "dura" que às vezes passa, é dono de uma capacidade extraordinária, é daqueles que tem mérito porque é de facto bom naquilo que faz, não por "chico-espertismo". Também acho que parte das criticas se deve precisamente a esse reconhecimento da sua capacidade,alguém que procura superar-se nem sempre é bem visto na nossa sociedade...infelizmente para todos nós! De resto o sucesso que alcançou não é fruto da esperteza momentânea, mas do saber fazer aquilo a que se dedica...e ser nisso um dos melhores. Pela minha parte merece grande admiração.
Bom dia Luís José Mourinho parece ser um bom pai, bom chefe de família e, pelo que conta o Luís, um bom amigo. No futebol, José Mourinho tem "O Toque de Midas". É excelente. Beijo
De tudo o que até aqui foi escrito, creio que uma frase da Paula Maia resume e espelha a minha opinião: "Tivessem todos os portugueses um pouco de Mourinho dentro de si e o nosso país não estava como está."
Pois é... Mas ele e outros que fizeram história não a fizeram no nosso país... Ou já toda a gente se esqueceu da bronca do Benfica? Pronto, ele é português, ganhou (com exepção para o Porto) tudo lá fora!!!
Em Portugal confunde-se arrogância com competência e humildade com ignorância, mas a última é a que prevalece mais. O José Mourinho já demonstrou que é uma pessoa muito competente e profissional e se todos nós fossemos só metade daquilo que ele é o nosso país não estaria com esta crise.
Jornalista desde 1988
- 8 anos em Rádio:
Rádio Lajes (Açores)
Rádio Nova (Porto)
Rádio Renascença
RDP/Antena 1
- Colaborações em Rádio:
Voz da América
Voz da Alemanha
BBC Rádio
Rádio Caracol (Colômbia)
Diversas - Brasil e na Argentina
- Colaborações Imprensa:
Expresso
Agência Lusa
Revistas diversas
Artigos de Opinião
RTP:
Editor de Política, Economia e Internacional na RTP-Porto (2001/2002)
Coordenador do "Bom-Dia Portugal" (2002/2004)
Coordenador do "Telejornal" (2004/2008)
Editor Executivo de Informação (2008/2010)
Enviado especial:
20 guerras/situações de conflito
Outras:
Formador em cursos relacionados com jornalismo de guerra e com forças especiais
Protagonista do documentário "Em nome de Allah", da televisão Iraniana
ONG "Missão Infinita" - Presidente
Obras publicadas:
"Repórter de Guerra" - autor
"Por que Adoptámos Maddie" - autor
"Curtas Letragens" - co-autor
"Os Dias de Bagdade" - colaboração
"Sonhos Que o Vento Levou" - colaboração
"10 Anos de Microcrédito" - colaboração