
.
Já vi as audiências.
E fiquei satisfeito.
Apesar do jogo estar em concorrência directa, 830 mil pessoas preferiram ver notícias.
Assim, em números redondos:
Jogo (TVI)..................... 3 milhões
Telejornal (RTP)............ 450 mil
Jornal da Noite (SIC) .... 380 mil
Luís Castro
De Diogo Rodrigues a 8 de Junho de 2008
Luís uma pergunta como é que se vê o share de um canal? eu tendo a televisão ligada na rtp vocês conseguem saber que eu vós estou a ver?
Por norma as audiencias sao medidas analisando os dados obtidos pelos Audimetros... Aparelhos ligados às televisões de alguns espectadores selecionados pela marktest para isso (cerca de mil se nao estou em erro).
Uma outra hipótese são os dados disponibilizados pelas empresas de cabo e iptv, que csguem saber quem está a ver o que, ja que ao mudar para a um canal o que estamos a fazer é um pedido do tipo "Senhores da Smartv, podem-me enviar daí a RTP1 para a minha tv sff?"
Já agora o Share, revela do total dos espectadores que estão a ver televisão quantos estão a ver determinado programa, ou seja
Se so tiverem 3 milhoes de pessoas a ver TV, estes 3 Milhões são 100% do Share. Se 1.5milhoes estiverem a ver o Jornal da RTP, quer dizer que este programa teve um share de 50% sendo os restantes 50% repartidos pelos outros programas que estiverem a ser vistos.
As audiências medem-se em numero absoluto de espectadores.
Ou seja um determinado programa num dia x pode ter 20% de Share e no dia seguinte (y) ter somente 15%... mas estes 15 % podem corresponder a mais espectadores que no dia anterior que teve 20% se Share, se mais pessoas estiverem a ver televisão no dia Y : )
fui confuso?! :S
hope not =)
ah e estes valores sao sempre meras estatisticas extrapoladas das cerca de mil pessoas com audimetros, para a restante população portuguesa ;)
Isso mesmo.
Apenas um dado, julgo que são 800 lares.
Ab.
LC
Não, claro que não!
Explicação perfeita!
Parabéns.
LC
Diogo,
o público não consegue ver o "share" pois é uma informação recolhida por uma empresa e vendida às televisões e às agências que lidam com a publicidade.
Há centenas de aperelhos instalados de Norte a Sul do país que vão registando os canais que essas pessoas estão a ver lá em casa e que acompanham as mudanças.
Esse painel está feito de forma representativas da população portuguesa.
Abraço
LC
Comentar post