
Pois é.
Segundo a edição de hoje do “Correio da Manhã”, as missas vão ficar mais caras 33%.
Vou esperar para ler o CM e saber se também é por causa dos combustíveis…
Estou tentado a organizar um bloqueio à igreja da minha terra.
Acham que resulta?
Luís Castro
De
mWm a 25 de Junho de 2008
Ladrões:
Zeitgeist: The Movie
http://www.imdb.com/title/tt1166827/
Vale a pena verem.
É um bocado forte para os crentes.
E o sistema, para todos em geral.
mWm,
logo que possa vou ver.
Obrigado.
LC
O Karl Marx é que a sabia toda, quando disse que a religião é o ópio do povo - por arrasto, os padres são os dealers.
É verdade.
para o bem ou para o mal...
Sabes, eu fui seminarista e não fiquei lá muito "católico" com a experiência...
Ab.
LC
eu pensei o mesmo: o combustivel que se gasta para transportar a farinha para as hóstias, o combustivel que se gasta para as cozer, e então o combustivel para aquecer os pés do senhor com as velas falsas?
ui ui
agora estarem disponiveis para acompanhar as pessoas, a evolução da sociedade, a comunidade onde estão inseridos ... isso é que não
eu devo conhecer os dois únicos que todos gostamos de convidar para estarem connosco :)
E a gasolina para o senhor abade ir para a igreja...
LC
eu pensei o mesmo: o combustivel que se gasta para transportar a farinha para as hóstias, o combustivel que se gasta para as cozer, e então o combustivel para aquecer os pés do senhor com as velas falsas?
ui ui
agora estarem disponiveis para acompanhar as pessoas, a evolução da sociedade, a comunidade onde estão inseridos ... isso é que não
eu devo conhecer os dois únicos que todos gostamos de convidar para estarem connosco :)
De Filipa V. Jardim a 25 de Junho de 2008
As velas falsas funcionam a electricidade.
As luzes também.
Se só conhece duas pessoas capazes na Igreja então conhece muito pouco e sabe muito pouco sobre o papel social da Igreja neste País.
Talves o Luís de Castro possa ajudar, quem sabe com uma reportagem...quem está a apoiar neste momento os cerca de dois milhões de pobres em Portugal...o Estado?O tal subsídio que não dá para nada? poi eu vejo sobretudo a Cáritas, o Banco Alimentar( ideia desenvolvida por um padre),a Santa casa da Mesiricórdia, a casa do Gaiato, as inúmeras dioceses espalhadas por este País, e as inúmeras organizações católicas que prestam ajuoa diariamente no terreno.
Claro que cada um pode ter a opinião que quiser, sendo que, a maioroa até foi batizado, fez a primeira comunhão, casou numa igreja. E quem sabe se no fim, lá estará, uma das duas pessoas que connece para dar uma mãozinha...ou uma terceira que apareça...às vezes...
cumprimentos,
Filipa V. jardim
pois é Filipa, então está a parecer-me que essas pessoas não devem seguir as regras todas da igreja, e porquê? porque estão próximas das pessoas (tal como os que eu conheço). talvez não andem a falar de hipocrisias como por exemplo "contra as medidas contraceptivas" e outras, é que os tempos evoluem.
eu também sei que existem alguns espalhados por portugal (e felizmente) alguns padres que se preocupam em ajudar as pessoas e não em seguir "leis" hipocritas lançadas pelo Vaticano, mas eu só conheço os meus, é pena que se contem pelos dedos.
De Filipa V. Jardim a 25 de Junho de 2008
A Igreja como tudo é feita por homens. Nisso tem toda a razão.
Mas pode-se ser Igreja de muitas formas. Ser Igreja é sobretudo encontar Cristo no rosto dos outros, o resto são regras. Mais ou menos adequadas, que vão mudando com os tempos, com o homens. As regras são aquilo que são e valem aquilo que valem.
Em relação à procriação é simples, como dizia um amigo meu Obstetra: se cada mulher tivesse de facto os flhos que Deus manda teria entre doze e vinte...por aí :) e o prazer onde ficava?:)
Ser Igreja não é ser "careta"!
Um dia feliz para si e para todos
Filipa
Sabes,
como já tive algumas más experiências com padres - especialmente a do dia do meu casamento -, que padres, só se forem missionários. Esses sim, dou-lhes todo o valor. Aos outros, depende...
LC
De Filipa V. Jardim a 25 de Junho de 2008
Olá Luís,
Acho que as missas , estão a falar certamente de missas encomendadas, estão mais caras, porque os padres têm que viver, alimentar-se, deslocar-se, atender as pessoas em casa, nos hospitais, nos cemitérios inclusivé, e onde for preciso. E, deslocam-se como toda a gente.E deslocam-se muito a maior parte deles, por vezes para distâncias grandes, para casar, fazer casamentos, baptizados, celebrar ou simplesmente estar disponível e ouvir.
As igrejas também têm que ser limpas, paga a conta da água,da Luz, das velas e das outras coisas.
A casa de Deus nao é diferente da nossa casa. As pessoas que se dedicam a ele e, sobretudo aos outros, tamém não são diferentes de nós.
Quando entramos numa igreja queremo-la arranjada, cuidada, isso custa dinheiro tanto como custa cuidar da nossa casa.
Depois há a parte social da igreja, que existe.A Igreja dá catequese aos meninos, ajuda aos mais pobres, aos idosos. Possibilita passeios a preços confortáveis a quem não tem carro, e convívios a quem não tem ninguém. Está presente nas festas de familia de quem não tem familia.Nos Natais de quem já quase se esqueceu que eles existem.
Deve ser por isso que estas missas estão um bocadiho mais caras, mas não creio que nem de perto, o praticado pelas gasolineiras e, estão sempre lá, mesmo para quem precise delas e não as possa pagar.
Bjs
Filipa V. Jardim
desculpe lá Filipa, mas devemos ter igrejas diferentes. nas 2 igrejas que conheço, as flores, os arranjos são oferecidos pelas frequentadores da igreja, a decoração da igreja (painéis de tecido que se renovam de acordo com as epocas do ano, são pintados por mim e por mais 2 pessoas), durante a missa são pedidas as oferendas como em todas penso eu. a igreja está linda, o padre fala a nossa linguagem e por isso se mantêm lá e gostamos dele. o meu primeiro padre dava aulas para ter o seu dinheiro, eu não precisava de pagar a vida dele, ele tinha a casa da paróquia onde vivia que já me parece uma grande ajuda.
agora a parte da ajuda aos mais pobres, desculpe mas não vejo assim tanto, somos nós a comunidade que ajudamos as pessoas, penso que na minha terra não há ninguém que esteja em risco de sobrevivência, eu já me bastava que os apoiassem moralmente. o pedir dinheiro para enterrar alguém? rezar uma missa? com preço afixado ? e não com aquilo que as pessoas podem disponibilizar?
Filipa,
sim, tem razão.
Mas um aumento de 33%?!
Onde fica a autoridade moral para depois criticarem e chamarem a atenção para determinados males (políticos) da sociedade?
Bjs
LC
A minha resposta foi referente ao primeiro comentário da Filipa.
Os restantes não comentei, pois faziam parte da argumentação com a filhadoadministrador.
Bjsp para as duas.
LC
De Filipa V. jardim a 25 de Junho de 2008
Luís,
Tem razão, é um bocadito caro. E também não sei muito bem que processo é este, na minha Igreja não há preço fixo para missas,que eu saiba, cada um dá o que quer. Só se forem missas especiai...também não sei...
Só quis chamar a atenção para a diferença entre Igreja institituição e as pessoas que fazem parte, com a sua diversidade.
Há gente boa em todo o lado felizmente.
Até os Papas são tão diferentes uns os outros...:)
Bjs
Filipa
Tem razão,
a Igreja devia aceitar que cada um doasse o que lhe fosse possível.
Isto de preços para ter Fé é que não se entende facilmente.
Bjs
LC
De Ana Cristina Brizida a 25 de Junho de 2008
Luís,
Tenha umas excelentes férias junto dos seus. Aproveite para descansar e para se divertir!
Bjs
Cris
Ana,
vou tentar que bem preciso.
Bjs
LC
De Ana Cristina Brizida a 25 de Junho de 2008
Luís,
Não tente... just do it! (passo a publicidade).
Um bocadinho de "dolce fare niente" nunca fez mal a ninguém, especialmente a pessoas como o Luís que andam sempre numa roda viva e que quase nunca desligam. É muito bom para carregar baterias.
Dê uns mergulhaços valentes e muitos passeios de BTT, montes é o que não faltam aí no Norte.
Bjs
Cris
tem razão,
mas acontece que nunca consigo desligar do telemóvel, auricula e computador.
acompanham-me para todo o lado.
Bjs.
LC
Ui!
O Luís aprendeu rapidamente as técnicas da blogosfera....!
Um tema para bater recordes de comentários, bem sei que não é o obejectivo principal, mas quem tem um blog gosta de dinâmica!
Quanto ao tema, sou baptizado, tenho a "escolaridade" obrigatória, casado segundo as regras da "santa madre Igreja" e reconheço que tem,a igreja católica, um papel fundamental no auxilio dos mais desfavorecidos,mas sou muito contra a ostentação da riqueza que preconizam(nova basílica de Fátima,é um escâncalo,minha opinião).
Quem recorre ao divino,regra geral,são as pessoas mais desfavorecidas que vêm nas Igrejas o amparo e a esperança por melhores dias, aumentar as missas em 33% é no minimo falta de bom senso.
Podemos falar da falta de proximidade ao mundo real, mas depois vemos as viagens do PAPA, sempre com "n" jovens, a questão do aborto,uso preservativo,etc,etc,etc...
Com isto tudo, quero dizer que não vale a pena extremar posições, a Igreja católica é o que é tem os seus defeitos,já indiquei alguns,cabe a cada um de nós fazer essa avaliação e contribuir para a mudança, caso estejamos dispostos a fazer algo, para além de criticar.
Ter fé e acreditar em algo, não é esperar que caia o euromilhões do altar abaixo, também é preciso jogar...
Pedro,
tudo o que é feito pelo Homem tem erros.
E por muito que se diga que Deus é o Todo-poderoso, somos nós quem fazemos a Igreja.
Mas os Padres nem sempre dão o melhor exemplo aos seus fiéis.
Isso é que me preocupa.
Ab.
LC
Já me esquecia!
Luís,
DIVIRTA-SE!!!!!!!!!!!!!!!!!
Se passar por estes lados,dê um toque!
Grande abraço de Porto de Mós.
Para quem quer conhecer melhor a minha terrinha, sábado de manhã na TSF no programa terra a terra,em directo da Vila Forte!
As Festas de S.Pedro começam este fds!
Esperamos por TODOS!
Tenho cá uma lata....!
Pdero,
prometo que um dia passarei por aí.
Boas festa de S. Pedro.
Ab.
LC
Cá o receberemos com todo o gosto.
Penso que o Prof. Paulo Lameiro da SAMP(pinhal artes), lhe enviou um mail para o "cheiroapolvora".
abraço
Já recebi e enviei para a redacção.
Estarei a coordenar este fds.
verei se dá para fazer.
Ab.
LC
Três reguadas para o Pedro, nem o acordo ortográfico te vale: "obejectivo"?
De Daniel Marques a 25 de Junho de 2008
Por pior ideia que tenha da Igreja enquanto instituição, continuo a adorar igrejas. Porque as vejo como monumentos rodeados de crenças e histórias. É fascinante a idade que alguns destes edifícios têm e que, quanto a mim, devem ser preservados.
Ninguém me tira da cabeça a imagem do som dos sinos da torre de uma igreja a percorrer toda uma aldeia, a ecoar perdido entre os montes e vales, enquanto os habitantes se reúnem na praça para pôr a codrelhice em dia.
Mas se é para manifestar contra os combustíveis, então que se pegue no carro para buzinar! É que nem é um contra-censo pegar num carro para nos manifestar-mos contra o aumento dos combustíveis. E sempre podemos dar umas acelerações na rotunda do Marquês para comemorar qualquer coisa que seja.
Daniel,
volta e meia entro numa igreja, mas quando está sem gente.
É um espaço fantástico de recolhimento, reflexão e com um silêncio que não se encontra em lado nenhum.
Ab.
LC
Comentar post