Sarkozy quer acabar com a publicidade na televisão pública francesa entre as 20:00 e as 06:00 e propôs compensar essa perda através de uma nova taxa.

A taxa de 0,9 por cento, a aplicar aos operadores telefónicos e de Internet,
irá juntar-se a uma outra, de três por cento, que Sarkozy vai impor sobre
os ganhos pulicitários das estações televisivas privadas e com a qual espera
angariar 80 milhões de euros. De acordo com o mesmo projecto, a partir de 01 de Dezembro de 2011 a publicidade desaparecerá totalmente das emissões da estação pública.
A supressão da publicidade deverá privar a France Télévisions - que
agrupa os cinco canais públicos franceses - de cerca de 800 milhões de euros
anuais.
Nicolas Sarkozy pretende, por outro lado, que o futuro presidente do
grupo que reúne os canais públicos seja nomeado pelo executivo, ainda que
apenas depois de um parecer do Conselho Superior do Audiovisual e desde
que uma maioria qualificada no Parlamento não se oponha.
As medidas avançadas por Sarkozy, e que farão parte de um projecto de
lei a apresentar no Parlamento no Outono, têm suscitado críticas em França,
com a esquerda a apontar alegadas "amizades" do presidente com os patrões
de grandes grupos da comunicação social privados, enquanto a revista L'Express referiu o "fascínio" de Sarkozy pela televisão e a sua vontade de intervir nesse domínio.
Luís Castro
Fonte: Lusa
Já aqui disse que das duas uma:
Ou pago a taxa e não levo com a publicidade.
Ou não pago taxa e levo com a publicidade.Agora as duas coisas, Não!
E voltamos à questão do serviço público, se é para lutar por audiências com programas iguais aos privados que se privatize a RTP. Mas o exemplo das Antenas,1,2e 3, prova que se pode ter audiências sem ir atrás dos outros.Ah, e não têm publicidade!
De Vanda a 26 de Junho de 2008
Bom dia! Desculpe discordar consigo, mas a publicidade é uma receita importante para a RTP, e se queremos qualidade na programação penso que pagar desta forma não custa assim tanto (ter de ver uns anúncios... são só 6 minutos...). Se reclamar da TV por Cabo, que sim paga (e paga bem) e continua a ter publicidade, concordo consigo, se bem que contra mim falo. Se pensar bem recebemos publicidade no telemóvel (que pagamos), na internet (que pagamos), na caixa do correio, compra o jornal ou uma revista e tem publicidade... Cada vez mais a publicidade faz parte das nossas vidas e vai continuar a fazer e cada vez mais "bem disfarçada".
Agora que descobri este blog, estou a ficar viciada nele e por isso decidi participar com uma opinião que muito me diz respeito.
Obrigada pela atenção.
Ora essa Vanda, não tem que pedir desculpa por discordar!Discorda e ainda bem.É assim que crescemos, a dar opiniões,as nossas!
Se me permite e porque envio abraços aos cavalheiros aqui vai um beijinho!
Vanda, "a viciada no cheiroapolvora",
o problema é que vem aí mais um canal em sinal aberto e a publicidade não chega para todos.
Já estou a ver o governo, à imagem de todos os outros que tivemos nas últimas décadas, a tirar à RTP para dar às privadas.
Bjs com cheiro a polvora.
LC
De Vanda a 26 de Junho de 2008
Olá outra vez! Então é assim, vai continuar a haver publicidade para todos os canais que apareçam, pois o que há é falta de espaço nos canais existentes... Torna-se a publicidade mais barata e acessivel a todos. Mas também acho mal a RTP não poder ter o mesmo tempo de publicidade dos outros canais privados (mas isto mais uma vez é a minha opinião pessoal). Gosto disto e do tema, não me apanham a discutir futebol, nem o preço da gasolina, prometo. Beijinhos e obrigada por me responderem,
Vanda
Não ligo muito aos "shares" e audiências, e não percebo a diferença ,mas pelo que vi são indicadores diferentes, pois os números diferem...se alguém explicar agradeço. Mas voltando, dizia eu que não ligo a esses números,mas por causa do Luís e da "minha" 2 fui ver as audiências e fiquei satisfeito a saber que já somos 5,2% a ver a 2!
Vanda, muito sinceramente, não me chocava nada,antes pelo contrário, privatizar o canal 1 e ficar a 2 como está,sem publicidade a viver da taxa em conjunto com as antenas 1,2 e 3. Mas isto sou eu!
bjs
De Vanda a 26 de Junho de 2008
Eu também prefiro a 2 em pé de igualdade com 2 canais cabo, e sinceramente é-me indiferente ter anúncios de produtos ou de espectáculos... porque a 2 tem publicidade é é "institucional", e mesmo para isso dá para dar a Volta, a BMW está lá com um patrocínio...
Por isso... é tudo igual, só muda o conteúdo da publicidade... mas não deixa de ser publicidade... è este o meu ponto de vista.
Vanda
De uma forma muito básica:
Rating é a quantidade de pessoas que está a ver um determinado programa.
O share é a percentagem dos que estão a ver o programa do total de pessoas que têm o televisor ligado. Em 100 pessoas, se estiverem 30 a ver esse programa, então ele terá 30% de share.
LC
Vanda,
publicidade mais barata significa intervalos mais longos, mesmo com mais um canal.
É verdade, há a publicidade que se vende ao quilo, mas a "importância" de um canal também se consegue ver pelo tipo de publicidade que passa.
Bjs
LC
De Vanda a 27 de Junho de 2008
Luis,
O que eu disse é que a publicidade em televisão é mais barata que em qualquer outro meio (excepto em internet) - facto.
Concordo que a qualidade da publicidade que passa num canal diz muito de um canal, que é o que vimos na 2, mas não deixa de ser publicidade.
E o que estavamos a discutir era o pagar para ver publicidade... e isso pagamos e vimos em todo o lado, e mesmo na 2, o tal serviço público, temos publicidade (institucional... dizem...).
Mas estou e entrar em demasiados detalhes para a importância que o tema terá para quem aqui vem.
Beijinhos e um bom dia!
Vanda
Vanda,
não entra nada...
Bjs
LC
Pedro,
Serviço Público é para servir o público, mas sem público também não há Serviço Público.
Concordo consigo: definam-se!
Ab.
LC
De Top gun a 26 de Junho de 2008
Caro Luís aqui em Portugal sempre existiu essa vontade de retirar a publicidade à nossa RTP, pois ela é de todos os portugueses. As estaçoes privadas andam cheias de vontade de apanhar o bolo todo, mas com este 5canal que ai vem vai ser complicado. Será que o sr tem ideia a quem o governo quer agradar?Para que outro canal generalista se nem ainda começou o processo da TV digital terrestre?
Vamos ver no que isto vai dar.
Se a moda pega............................
TOPGUN,
sempre foi assim.
Como os governos não querem ter as televisões contra eles, vão tirando à RTP para lhes dar a eles. Rebuçados para lhes adocicar a boca.
Com este governo ainda não senti o mesmo, mas espero para ver...
LC
De Top gun a 26 de Junho de 2008
Caro Luís sei que nao é este o lugar para deixar esta sugestao, e os temas aqui debatidos sao actuais mas este que vou sugerir tambem é actual mas nada tem a ver com o mundo da Caixinha Magica.
Será que um dia destes poderiamos reflectir sobre a maneira de actuar das Nossas policias de transito? E dos maus exemplos que dao no dia a dia ja que passam a vida na caça à multa? Talvez algum policia de transito seja frequentador deste blog e comente. OBG
Está prometido.
Fica para a próxima semana.
Ab.
LC
Luís,
no corta-fitas está lá um post com 2 provocações em relação à RTP.
De Filipa V. Jardim a 26 de Junho de 2008
É um tema um bocado técnico...porque não estou dentro, não sei até que ponto a televisão vive da publicidade. Claro que para o espectador, pelo meno na minha opinião, a publicidade em demasia não é agradável.
Se bem, que a publicidade também pode ser espetacular.Há anúncios que não incomodam, que estão bem feitos, que têm graça...desde que não se exagere.
também há empre a hipótese de ir espreitamdo outros canais durante a publicidade...
Bjs e continuação de boas férias
Filipa
Só vou de férias na Segunda.
ainda trabalho este fds.
Bjs
LC
De Filipa V. Jardim a 26 de Junho de 2008
Peço desculpa, pensei que já estava de férias.
Bjs
Filipa
Só faltam três dias!!!
Bjs
LC
De JAlves a 27 de Junho de 2008
Em relação a esta discussão gostava de saber o que é que entendem por "Serviço Público"? Eu nunnnnnnca percebi o que querem dizer com Serviço Público! Se a TVI tem a informação que tem (melhorou um danoninho!), tem a s novelas que tem, e tem aquela audiência toda... não é Serviço Público?
E se, em vez da TVI, fosse a RTP?
Abraços e boas férias, companheiro!
ps: se fores ao meu Algarve, apita....
Não faças perguntas complicadas, amigo!
rs...rs...rs...
Ligo para a semana.
Bjs e abraços para todos
LC
De Ana Cristina Brizida a 27 de Junho de 2008
Olá Luís bom dia,
Senão estou em erro, existe uma lei que regulamenta o tempo máximo de publicidade que uma televisão pode transmitir.
É evidente que os canais privados, que têm como principal fonte de receitas o dinheiro vindo da publicidade, preferem pagar multas por não cumprirem a lei e mesmo assim ainda têm bastante lucro. Se as multas fossem mais altas....
Para nós espectadores é uma seca, e uma falat de respeito, estar a levar com quase 20 minutos de publicidade seguida... não há paciência, mas fazer o quê? Sempre podemos mudar de canal, o pior é quando todos os canais ao mesmo tempo estão em intervalo e a dar publicidade... rsrsrs... excepção para a 2 que tem séries espectaculares e só publicidade institucional.
Pensei que já estava de férias.. custa tanto estar em countdown... parece que o tempo não passa. Para as minhas ainda falta... o que vale é que o fim-de-semana já está à porta.
Bjs
Cris
PS: Bom fim-de-semana para todos
De Vanda a 27 de Junho de 2008
Bom doa Ana Cristina,
Há um lei que regula o tempo de publicidade na televisão, que são 12 minutos por hora, no caso da RTP são só 6.
O que faz com que os intervalos tenham 20 minutos são os 12 minutos de publicidade paga e mais 8 ou mais minutos de publicidade do canal (auto-promoções dos programas que não contam como publicidade).
A meu ver passa por voltar ao modelo antigo de ter mais intervalos com menos tempo... mas não há grande volta a dar, pois a publicidade vai continar lá e em vez que ter 1 intervalo no filme passamos a ter 2 ou 3...
O caso da 2 já expliquei o meu ponto de vista ontem...
Beijinhos e bom fim de semana.
Vanda
De Ana Cristina Brizida a 27 de Junho de 2008
Olá Vanda,
Obrigada pelo seu comentário. Sinceramente não sei o que é melhor se um intervalo grande ou 2 ou 3 mais pequenos... nunca pensei nisso.
Seja como for vamos continuar "a levar" com a publicidade... até nos cinemas... paga-se um balúrdio para depois vermos alguns anúncios que passam na TV antes do filme própriamente dito.
Viciada no "Cheiro a Pólvora"???? Não se preocupe... não é a única. Eu ando aqui há 3 mêses e vícios como este não fazem mal a ninguém, pelo contrário.
Bjs e bom fim-de-semana.
Cris
De Vanda a 27 de Junho de 2008
Cristina,
Essa parte da publicidade no cinema, é igual à dos canais premium da TV Cabo, e no telemóvel etc...
Nas casas de banho de restaurantes (e estou a falar de restaurantes de luxo...), nas caixas de pizza, tudo o que podemos imaginar pode ter publicidade, e já existe, nós é que já nem reparamos.
Publicidade faz parte das nossas vidas, essa é a realidade. E como cada vez mais temos defesas para fugir dela... pois é cada vez mais intrusiva... e está em locais onde menos esperamos e onde poderá ter mais a nossa atenção. Esta é já quase uma ciência... eu pelo menos considero assim...
Por isso não percebo porque se queixam as pessoas de publicidade num canal público se em todos os sítios onde vão e pagam têm publicidade.
Pois... o meu vicio tem só 2 ou 3 dias. Pela 1ª vez decidi participar num blog... há sempre a 1ª vez... e foi porque é um tema que conheço e que me interessa. E porque achei piada à situação. Foi porque sim.
Mais uma vez beijinhos e bom fim de semana, se não falarmos antes.
Vanda
E espero que fique por cá!!!
Bjs e bom fds também para si.
LC
De Vanda a 27 de Junho de 2008
Luis,
Vou ficar, demorei a "re-encontrar", mas agora não vou perder o contacto.
Posso é não comentar nada, mas prometo que digo olá de vez em quando e espero ter respostas.
Beijinhos e boas férias,
Vanda
Fossem todos os vícios como este, não é?
Bjs
LC
A Vanda está é conhecedora da matéria...
O que faz na vida?
LC
De Vanda a 27 de Junho de 2008
Sou conhecedoura.
Faz parte do meu trabalho.
Beijos,
Vanda
De Vanda a 3 de Julho de 2008
Ainda bem!
Bom dia!
Cá continuo a espreitar...
Ana,
os intervalos da RTP não têm mais de sete ou oito minutos.
E, mesmo assim, o Telejornal nem devia ter intervalo.
Bjs
LC
De Ana Cristina Brizida a 27 de Junho de 2008
Luís,
Quando eu referi intervalos de 20 minutos, obviamente não estava a mencionar a RTP... era a SIC e TVI. Além disso a publicidade tem a importância que nós queiramos dar, pelo menos eu... Há coisas que não me interessam minimamente.
Enfim... é a vida.. como diz o outro que vive em Genebra.
Quanto aos vícios, felizmente há vícios bons (como este), há outros menos bons... mas sabem muiito bem. ehehehehe
Bjs e já fiz uma promessa a mim própria. Não vou melgar enquanto o Luís estiver de férias.
Cris
De Ana Cristina Brizida a 27 de Junho de 2008
Luís já me esquecia... hoje a carola não anda boa... o "Tico e o Teco" estão um pouco distraídos LOL
Já tenho seu livro "Guide for US Forces Serving in Iraq". Já o li e realmente seria muito útil aos soldados americanos terem-no lido antes de invadir o Iraque... não se cometeriam tantas barbaridades.
O conteúdo do livro não será nenhuma novidade para si.... pelo contrário.... os seus conhecimentos sobre o país, cultura e costumes são muito mais vastos.
DEPOIS das férias ligo-lhe. Qual é a melhor hora?
Bjs
Cris
Ana,
não melga nada, era o que faltava.
Eu percebia s sua ideia.
E continue com os vícios bons...
rs...rs...rs...
Bjs
LC
Luís,
Como vou estar no Pinhal das Artes(www.samp.pt) todo o fds.
Desejo-lhe as melhores Férias do mundo junto dos seus.
Uma abraço Forte!
Forte abraço para si também.
LC
Como vou estar no Pinhal das Artes(www.samp.pt) todo o fds.
Desejo-te as melhores Férias do mundo junto dos teus.
Uma abraço Forte!
,
,
,
De Ana Cristina Brizida a 27 de Junho de 2008
Luís já me esquecia... hoje a carola não anda boa... o "Tico e o Teco" estão um pouco distraídos LOL Já tenho seu livro "Guide for US Forces Serving in Iraq". Já o li e realmente seria muito útil aos soldados americanos terem-no lido antes de invadir o Iraque... não se cometeriam tantas barbaridades. O conteúdo do livro não será nenhuma novidade para si.... pelo contrário.... os seus conhecimentos sobre o país, cultura e costumes são muito mais vastos. DEPOIS das férias ligo-lhe. Qual é a melhor hora?
Bjs Cris
Ana,
ainda estarei a trabalhar durante este fim-de-semana.
Mande um mail para o cheiroapolvora@sapo.pt, que eu devolvo e trocamos contactos.
Bjs e obrigado.
LC
Anda tudo ao mesmo...
Comentar post