É o primeiro vídeo a ser divulgado de um interrogatório na prisão de Guantanamo.
O momento foi registado em 2003 e mostra o desespero de Omar Khadr, um adolescente canadiano – na altura com apenas 16 anos – e onde pedia para o deixarem regressar a casa.
Seis anos depois, Omar continua preso.
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=354930&tema=31
De Diogo Rodrigues a 16 de Julho de 2008
Vi o vídeo que esta no sapo.pt pois o da rtp não está a dar, enfim os soldados americanos são umas bestas, agora podem dizer que não se pode generalizar mas de um modo geral as forças de segurança americanas gostam muito de bater
Diogo,
na verdade, Guantanamo é uma das maiores vergonhas do mundo ocidental, actualmente.
Gostava que me dissessem o que de bom trouxe Guantanamo ao mundo; o que conseguiram saber para evitar novos atentados; o que conseguiram saber para combater o terrorismo, enfim...
Ab.
LC
e porque é que ninguém faz nada?... pergunto eu. não fomos todos a correr para o Iraque, porque não corremos todos para Guantanamo?... pergunto eu... ah, ok, esqueci-me do petróleo...
Sónia,
é pelos últimos recursos naturais à face da Terra que serão travadas as próximas guerras!
Bjs
LC
Diogo,
há bons e maus em todo o lado.
Aqui o problema é da política externa americana.
Poucos como eu (por cá) sabem o que é ser preso e humilhado pelos americanos, mas também encontrei boa gente nas forças armadas dos EUA.
Ab.
LC
De Ana Cristina Brizida a 16 de Julho de 2008
Olá Luís bom dia,
Se calhar o Omar estava no local errado à hora errada... ou não... não sei o que pensar.
Sei que é considerado inocente até ser declarado culpado e tem direito a um julgamento justo. É o que diz a convenção dos direitos humanos. Mas será que os terroristas se lembram desses tais direitos quando fazem um atentado?
Realmente a prisão de Guantanamo é uma das vergonhas do sec XXI e quantas mais prisões deste genero haverá espalhadas e nós não sabemos?
Quanto aos métodos de interrogação, não são só os americanos que têm métodos pouco ortodoxos... americanos, chineses, africanos.... enfim todas as polícias secretas.... Há 30 e poucos anos também nós tínhamos uma...
Bjs
Cris
Há Guantanamos por todo o lado... então em África e no mundo Árabe nem se fala.
Quanto ao Omar, será que atirar uma granada a um soldado que lhe ocupa o país é um acto de terrorismo?
Bjs
LC
Não, os terroristas não se lembram da convenção dos direitos humanos quando fazem atentados, tal como qualquer criminoso não se lembra da lei quando comete um crime. Mas precisamente porque não queremos ser considerados terroristas nem criminosos é que temos que nos insurgir contra casos destes. Temos de obrigar os nossos governos a cumprir a lei.
Se ele cometeu um crime, deve ser julgado por tal, de acordo com as leis do seu país e as leis internacionais. Não ser torturado e enterrado vivo numa prisão.
De Ana Cristina Brizida a 17 de Julho de 2008
Olá António bom dia,
Tal como eu disse no meu comentário, o Omar tem direito a um julgamento justo e se for considerado culpado terá de cumprir pena. Quanto aos direitos humanos, os criminosos só se lembram dos ditos direitos quando cometem um crime.
Claro que não deve haver violência nas prisões, sejam elas Guantanamo ou outras. Mas há.... e infelizmente por mais denúncias que se façam é uma situação que vai sempre existir.
Bjs
Cris
António,
é assim que devemos mostrar que somos diferentes.
Muio bem!
Abraço
LC
De Anónimo a 16 de Julho de 2008
Luís,
Tenho sempre muita dificuldade em olhar para peças como esta.Qual é a proveniencia, quem são os intervenientes, o que está e quem está de facto, por detrás destes segundos de video.
Não estou com isto a defender, longe disso, prisões de alta segurança e métodos como os que se crê são praticados em Guantanamo.Mas olhando só para o video...pode ser tudo o que se quiser...até Guantanamo.
Bjs,
Filipa
De Filipa V. Jardim a 16 de Julho de 2008
Peço desculpa, esqueci-me de assinar em cima...Filipa V. Jardim
Viva Luis ,
Desde já quero dar-lhe os parabéns pelo rigor que mantém neste blog. É a primeira vez que faço um comentário.
Vi ontem o vídeo no Telejornal e fiquei a pensar "como é possível?".
De facto, em Guantanamo , tudo é possível!
O facto de ser menor, para mim não é o mais grave, porque se cometeu um crime , deve ser julgado pelos seus actos, mas desta forma, violenta, não.
Não sei qual a dimensão que teve nas imprensa Norte-Americana, mas gostava que esta injustiça acabasse... Mas infelizmente não estamos num mundo justo.
Cumprimentos,
César Sequeira
César,
tento que assim seja.
Obrigado.
Quanto ao Omar, cabe a todos nós tornar o mundo um pouco melhor, cada um no seu campo.
Ab.
LC
Comentar post