«Os blogs estão a morrer, estão ultrapassados». A afirmação, que já está a gerar polémica no meio digital, e não só, é de Paul Boutin, um especialista em Internet, na edição digital da revista Wired.
Boutin vai mais longe e dá mesmo um «conselho de amigo»: «Se está a pensar em criar um blog, não o faça. E caso já tenha um, encerre-o».

Para o especialista, o modelo está ultrapassado. «Escrever um blog hoje não é tão boa ideia como era há quatro anos porque a blogosfera se encheu de lixo», diz o especialista, «o que torna muito difícil fazer-se notar». «Só os bloggers profissionais conseguem sobressair», adianta.
Mas se realmente os blogs estão a morrer, o funeral será complicado, dado que as estatísticas apontam para a existência de mais 77 milhões em toda a web. O próprio Paul Boutin é autor de um... resta saber se o encerrará também.
* Notícia do Portugal Diário
Luís Castro
Luís correu tudo muito bem e o Porfessor ficou surpreendido pela "publicidade" na RTP, OBRIGADO!!!
saber mais no Vila Forte
abr e bom fds
nota: fui ao blog da tua mulher há uns dias, bonita família tens tu.Vê-se que as curvas e contra curvas da vida vos tornam muito unidos.
Ontem, e não só, fiquei com a certeza absoulta do poder dos blogues. acabar naaaaaaaaaaaaaaaaa!
Bom dia Luis Castro.
«o que torna muito difícil fazer-se notar» e «Só os bloggers profissionais conseguem sobressair»
Poderia ficar aqui a divagar em torno destas duas afirmações, mas faço apenas a pergunta: "Quando se abre um Blogue, é com o objectivo de se fazer notar ou sobressair?"
É que que eu conheço muitos casos onde o único objectivo é mesmo escrever por escrever, sem nunca querer dar nas vistas.
Mas se o objectivo desse Paul Boutin é ganhar dinheiro com o próprio blogue, então, compreendo que fico aflito com a concorrência. E quando alguém classifica o trabalho de outros, de Lixo, então, só merece mesmo ir logo para a lista do Junkmail.
Votos de um excelente fim-de-semana
Bem,
eu abri o blogue com a intenção de partilhar e aprender, ouvindo quem está do outro lado.
Até hoje, a experiência tem sido extremamente útil, pessoal e profissionalmente.
Ab.
LC
De
patti a 25 de Outubro de 2008
Olá Luís,
A imprensa escrita que não se ponha a pau com os blogs, não!
Nos Estados Unidos, os responsáveis pelas campanhas políticas, já quase não dão um passo sem consultarem certos e determinados blogs.
A própria Reuters tem um blog (http://blogs.reuters.com/us/), em que por exemplo, no caso da famosa fotografia do McCain de língua de fora e de mãos atrás do Obama (http://blogs.reuters.com/photo/2008/10/17/mccain-moment/), houve milhares de visitas e rapidamente a foto se espalhou a nível planetário em minutos.
Acho que não se pode falar de UMA só realidade de blogs, não se pode nunca generalizar dessa foram, pois eles são milhões de todos os géneros e espécies.
Patti,
e permitiu também que vozes anónimas passassdem a ser ouvidas e que tenham os seus públicos.
O site da Reuters é consulta frequente para quem trabalha deste lado.
Bjs
LC
De Daniel Marques a 25 de Outubro de 2008
Já não chegava o Moita Flores nos chamar de terroristas, ou o Pacheco Pereira falar que 99% de nós é lixo, que agora vem mais esse.
Que praga do caraças! Façam mas é algo de útil à sociedade em vez de andarem cá apenas a ocupar espaço e a dissertar sobre o que os outros deviam fazer, fazem ou deixam de fazer.
Luís, tenho andado a tentar contactar-te há algumas semanas, mas está de chuva. Também, tens mais que fazer, ainda para mais com essas mudanças a nível profissional. Próxima semana volto a tentar slot no teu número ;)
Abraço e porta-te mal.
Manter um blogue pode ser um exercício desprezível para um EGO que escreve à procura de ainda mais protagonismo. Para muitos, é apenas um exercício da LIBERDADE, uma partilha de pensamentos em que "MUITOS OU POUCOS" é apenas um detalhe.
Deram-me mais prazer de escrever alguns dos posts que fiz com "0 comments" que alguns dos mais populares... Morra quem tiver que morrer...
Acredito que sim, embora o que me dá mais prazer é ler os comentários, respondendo a todos com algo mais do que deixei no post.
Mas também anda por aí muita gente a encher o Ego!
Bom fds.
LC
boas...
Não vejo os blogs com a morte anunciada.. estes são uma ferramenta que nos possibilita a expressão e a liberdade que lhe deve estar inerente de forma exponencial. há blogs bons que servem como forma de passar para os outros de forma gratuita conhecimentos e matérias que adquirimos. Sinceramente esta afirmação do senhor Boutin parece-me carregada de um sentimento politico ditatorial, pois convém a muitos que as pessoas cada vez mais se limitem dentro das quatro paredes dos seus quartos. ou se limitem a receber informação e não a emitir. que sejam formatados pelo marketing empresarial, e não se oponham em nada a nada.
seria bom que se limpassem os blogs de ideais, de escrita de poesia de informação , os blogs temáticos , para abrir alas e deixar o caminho livre a mais uma parte da ascensão do consumismo liberal desenfriado, haja sensibilidade e bom senso haja sempre neste mundo mais alguma coisa que o profissional, e o trabalho e o dinheiro, haja felicidade, ideais, visionarios e utópicos que a construam.
abraço de Basto
O conhecimento alimenta a democracia.
A ignorância favorece os "tiranos", estejam eles em que área estiverem.
Ab para Celorico de Basto.
LC
Olá Luís. Realmente li esta noticia, acho a mesma ridícula , pois este senhor Boutin " fará do blog alguma propaganda do sistema. Sei que muitos blogs, não terão as coisas necessárias para o ser, se calhar falta de conhecimento e outros, se todos temos de ser formatados? aí é outra história, vejo o mundo muito mudado e ideais pouco ortodoxos, como tal temos de estar a contar que um dia alguém se lembre e nos corte o pio a todos. Eu nem queria ter nenhum, mas um amigo me entusiasmou e me deu o para fazer, gosto de o fazer e escrever nele, e posso dizer que me dá algum trabalho, como gosto de poesia e prosa é sobretudo isso que lá escrevo, se gostam comentam se não, obrigados na mesma.
Agora bfs e beijinho obrigado pelo trabalho e empenho
Obrigado, mariposa.
De vez em quando passo por aí, mas não comento porque poesia não é o meu forte... rs...rs...rs...-
Bjs
LC
De
Fatima a 25 de Outubro de 2008
Graças aos blogs, muito de bom se publica se sabe e se aprende em todas as áreas.
Como em tudo há bom e mau.
Compete a cada um escolher caminho.
Abraço e bom fim de semana
E é mais uma forma de que a voz de cada um se possa ouvir.
Algumas deviam diminuir o ruído, mas enfim.
Bjs
LC
Morrer, morrer não morrem mas acredito num abrandamento
As modas também passam.
E há cada vez mais formas de comunicar.
LC
De
MP a 26 de Outubro de 2008
Paul Boutin é digno daquela: "Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço"!!
Os epítetos 'manhosos' que uns certos comentadores fizeram, em canal da concorrência, tais como: submundo, manhosos, lixo etc, etc, diga-se que alguns de tais comentadores, ou escrevem ou têm quem escreva por eles na blogosfera.
São "umbigocêntricos", e tudo o que estiver para lá do respectivo umbigo, ou não existe, ou é lixo - "se não és por mim, és contra mim"!
Os blogs presentam uma forma individual ou colectiva de analisar os acontecimentos, de analisar a vida.
Qualquer pessoa pode escrever artigos sobre o que quiser, da forma como quiser.
A blogosfera é, de facto, e pelo menos por enquanto, um meio de expressão livre, aberto a todos.
Os blogs e a blogosfera sofrem mudanças, como tudo na vida, mas daí até 'morrerem' ... vai uma longa distância!
.......
Vi hoje a peça sobre as crianças de Luanda, estava muito bem
Bjs
E é essa liberdade que incomoda muita gente!
Alguns gostavam que só se ouvisse a sua voz, mas felizmente que há cada vez mais quem queira fazer ouvir a sua.
LC
Comentar post