Quinta-feira, 20 de Novembro de 2008

Pivô do Telejornal:
Maria de Lurdes Rodrigues anunciou um simplex para o modelo de avaliação.
Uma das decisões é que os resultados escolares dos alunos vão deixar de contribuir para a avaliação dos professores.
A Ministra afirma que o objectivo é resolver problemas relacionados com o excesso de burocracia e a sobrecarga de trabalho dos docentes.
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=374067&tema=27
Mas parece que ainda não chega.
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=374069&tema=27
Os pais pensam de forma diferente.
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=374072&tema=27
Luís Castro
De Luciana Cruz a 21 de Novembro de 2008
Ora bem, finalmente abre-se uma brecha para a comunicação. Não defendo atitudes radicais, mas parece-me que este braço-de-ferro seria escusado. Desde logo, como legitimar um modelo de avaliação definido e imposto por agentes externos ao sistema educativo? Claro que teria que redundar num modelo burocratizado cujo enfoque principal é , não a melhoria significativa da qualidade do nosso ensino, mas sim uma aumento significativo do "sucesso" escolar - vulgo aumento significativo de passagens administrativas de um maior número de alunos (quiçá, em muito devido à descoberta do "magalhães" do nosso messiânico Sócrates)... isto sem esquecer, é claro, um propósito fundamental de carácter economicista, ou seja, dificultar um pouco mais a progressão na carreira dos professores, esses "reinvidicadores" barulhentos que continuam a acreditar que vivemos numa democracia em que o a greve e manifestação é um direito que lhes assiste ....
De Luciana Cruz a 21 de Novembro de 2008
acrescento rs... rs (leia-se - riso amarelo de ironia)
afinal estamos mesmo numa democracia!!!
Um abraço
Cuidado!
Ainda suspendem a ironia por seis meses...
Bjs
LC
mais do que um Simplex,
a solução é encontrar um "Maglhães" para a Educação.
rs,...rs...rs...
LC
Não é bem assim.
Não reivindicamos dinheiro...mas respeito pela classe e pelo trabalho que desempenhamos na escola com os nossos, e vossos filhos.
Vá ver o filme "Entre les murs". Ponha lá, nesse enredo, os seus olhinhos observadores...É a realidade das nossas escolas, tanto para alunos, como para professores e pais... Sou professora, emocionei-me com o filme, quer do ponto de vista da professora, quer do dos alunos... Ou será que sou demasiado sensível?!
De Luciana Cruz a 22 de Novembro de 2008
Parece-me que não me fiz entender... note a ironia subjacente aos meus comentários! Concordo em pleno consigo, curiosamente vou mesmo ver hoje o filme "Entre le Murs", mais... também passei pela experiência do ensino 2º ciclo e secundário... logo...
Um abraço
Luciana Cruz
De Luciana Cruz a 22 de Novembro de 2008
ui.. que confusão! Luís, o meu comentário dirige-se ao cantinhodacasa
um abraço
Luciana Cruz
Comentar post