Sábado, 22 de Novembro de 2008

E se fosse verdade?

Começou a maior simulação de sempre de um sismo em Lisboa.

 

Fotografia manipulada

 

O objectivo é testar os procedimentos dos serviços de emergência perante situações encenadas.

Trata-se de prevenção, mas o Laboratório Nacional de Engenharia Civil lembra que o risco de terramoto é real.

 

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=374276&tema=27

 

Sabe o que fazer em caso de sismo?

 

Luís Castro

Categorias: ,
publicado por Luís Castro às 00:09
link do post | comentar
35 comentários:
De salvoconduto a 22 de Novembro de 2008
Claro que sei, fugir para o Porto!
De Luís Castro a 22 de Novembro de 2008
Eh Eh!
É o que eu vou fazer amanhã de manhã.
LC
De Ana Paula Albuquerque Almeida a 22 de Novembro de 2008
Boa noite ou bom início de madrugada,

A ideia de fugir para o Porto numa situação destas é fantástica. A mim basta-me ficar por Espinho.
Mas vendo bem a imagem, duvido que tivéssemos tempo, sequer, de pensar quanto mais de fugir.

De Luís Castro a 22 de Novembro de 2008
Mas com uma paragem na Mealhada!
rs...rs...rs...
Bjs e bom fds.
LC
De Ana Paula Albuquerque Almeida a 22 de Novembro de 2008
Como a vida é.
Enquanto uns estavam a "ingerir" História Contemporânea, há quem, na mesma altura, estivesse, provavelmente, na Mealhada noutro tipo de ingestões. Boa!
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Como a vida é. <BR>Enquanto uns estavam a "ingerir" História Contemporânea, há quem, na mesma altura, estivesse, provavelmente, na Mealhada noutro tipo de ingestões. Boa! <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Bjs</A> e bom fim-de-semana (na Mealhada e depois Porto, só pode ser bom) <BR><BR>
De Ana Paula Albuquerque Almeida a 22 de Novembro de 2008
Desculpa Luis,

Já deu para perceber que tornei a fazer asneira!? Publiquei duas vezes o mesmo comentário.

Bjs
De Luís Castro a 22 de Novembro de 2008
Bjs
LC
De Luís Castro a 22 de Novembro de 2008
Fui apanhado, pronto.
Não fui porque estive a trabalhar até às 22h30.
Bjs
LC
De enfermeiro_de_serviço a 22 de Novembro de 2008
Acho a ideia de fazer um simulacro útil no sentido em que estes exercícios criam uma resposta mais padronizada e definida perante uma catastrofe do género.

No entanto todos sabemos que no caso de acontecer mesmo a resposta das autoridades ia ser MUITO diferente principalmente tendo em conta que iam existir condicionantes que não se pode prever num simulacro.

Quanto a saber o que fazer em caso de sismo..ir para o Porto é uma boa solução..é que um sismo ainda é capaz de aleijar:P
De Luís Castro a 22 de Novembro de 2008
Um bocadinho...
rs...rs...rs...
Ab.
LC
De Ludo Rex a 22 de Novembro de 2008
Fora de brincadeiras, e não deixando de querer fugir para ao meu Algarve... Acredito que a maioria dos portugueses não sabe o que fazer, onde me incluo, em caso de terramoto...
Bom Fim de Semana
De Luís Castro a 22 de Novembro de 2008
Esta é uma boa oportunidade para todos aprendermos o que fazer.
Ab ou bjs, não sei.
LC
De Ludo Rex a 22 de Novembro de 2008
Atão moço, claro que vamos aprendendo...
Diz-me lá, o moço de Olhão, lá do Timor Notícias (RTP) tem blog?
Se tem dá-me o link... Diz qué dum mano algarvio que o knhece munto bém... :-)
De Luís Castro a 22 de Novembro de 2008
Eh lá!
Quem serás...
Não tenho, mas vou tentar saber na próxima semana.
E eu conheço-te?
Ab.
LC
De Ana Cristina Brizida a 22 de Novembro de 2008
Olá Luís tudo bem?


Acho bem que se façam simulacros (numa empresa onde trabalhei fazia 2 vezes por ano e sem aviso prévio), mas se por exemplo houver um terramoto em Lisboa (infelizmente não estamos livres desse acontecimento... lagarto, lagarto, lagarto) será que se vai cumprir tudo à risca? A população em geral estará devidamente treinada/preparada? Estaremos mentalmente capazes de reagir e de pôr em prática tudo o que aprendemos após uma catástrofe? Às vezes ficamos surpreendidos connosco mesmos... o instinto de sobrevivência ....
Depois há sempre coisas que acontecem e que ninguém pensou... é como a Caixa de Pandora...o melhor é que não aconteça nada, mesmo.
Mas se acontecer esta big wave, pego no carro e vou a voar para a praia do Guincho, peço uma prancha emprestada a um surfista simpático e lá vou eu em grande estilo ... tipo Laird Hamilton versão feminina ....eheheheheh era a loucura total !!!!!

Bjokas gds e bom fim de semana cheio de SOL

Cris
De Luís Castro a 22 de Novembro de 2008
Ganda maluca!!!
rs...rs...rs...
Sobre o simulacro, é bom treinar para encontrar as falhas.
Mas se for a sério, nem quero imaginar.
Bjs e bom fds.
LC
De Ana Cristina Brizida a 23 de Novembro de 2008
Olá Luís,
Ganda maluca??!! Eu????!!!!! Nãooooo.... LOL LOL LOL Diz o roto ao nu... verdad?
Em caso de tsunami eu apanhava a big wave no Guincho porque já sabia que ia bater as botas .... agora há uma certa pessoa (que eu agora não me estou a lembrar do nome... ai esta cabeça loira...) que gosta de desafiar a morte... indo para a selva arrastar-se na lama, para o deserto, para o meio da guerra, para sítios onde o Judas perdeu as botas.... OK... e a maluca sou eu?!
Pois, pois ... já me tinha dito... em grego ... eheheheh Estamos quites Luís em questão de loucura, cada um com a sua panca! eheheheh
Li num comentário seu há dias que estava a fazer um mestrado. Espero que tudo lhe esteja a correr bem. O Luís tem pilhas Duracell?
A good luck kiss
Cris
De Luís Castro a 24 de Novembro de 2008
Nem me lembre que me dá saudades...
já estou há muito tempo sem cheirar a pólvora!
Sim, estou mum mestrado.
Não gosto de estar parado.
Bjs
LC
De Inês Castro a 22 de Novembro de 2008
Ainda bem que estou no Porto!
Lisboa é muito frágil!
bjs, ines
De XáVerde a 22 de Novembro de 2008
A propósito de Porto:
Se calhar, não tinha sido má ideia a RTP aderir ao simulacro e experimentar o que tem a fazer caso haja um sismo de grande magnitude em Lisboa.
Atendendo a que a redacção do Telejornal trabalha numa cave numa zona de risco máximo, testar-se-ia a capacidade de manter o país informado via Norte (Porto) ou via Sul (Algarve) enquanto a malta do Centro (Lisboa) sabia se ia ou não para os anjinhos... :-)
Bom fim de semana, em terreno estábel !
De Luís Castro a 22 de Novembro de 2008
Ora biba,
daqui é de balongo, terra estábel!
Sabes que isso chegou a ser pensado pelo JAC?
Chelas é dos locais mais perigosos em caso de sismo.
Ab.
LC
De Luís Castro a 22 de Novembro de 2008
Agora é que a minha filha não vai querer ir Lisboa. passar os fds a Lisboa.
Bjs, Inês.
LC
De Carlos Alberto a 22 de Novembro de 2008
Caro Sr. Luís Castro,

quando se cruzar nos corredores da RTP com a sr.ª D.ª Judite pode perguntar-lhe o porquê da diferença, em "acutilância", no tratamento dado na entrevista ao sr. Dr. Dias Loureiro e a que utilizou com a ministra da Educação. como escreve alguém na blogosfera "cada um tem as amizades que escolhe (e talvez também que merece), mas tem a obrigação de as deixar à porta da sala de trabalho." e, eu concordo.

Carlos Alberto
De Luís Castro a 22 de Novembro de 2008
Carlos,
assiti por momentos às duas entrevistas, não as acompanhei na totalidade.
Mas trabalho todos os dias e há muitos anos
com a Judite, uma profissional séria e competente.
Discordo do seu entendimento, embora o respeite, claro.
Abraço
Luís Castro
De Maria Araújo a 22 de Novembro de 2008
Olá. Ainda bem que está no Porto, mas não estamos livres de termos um por cá.
Lembro-me de ser miúda , dormia eu muito bem quando a minha mãe vem ao nosso quarto e acorda-nos, aflita e a gritar que era um tremor de terra.
Acordei praticamente nos últimos 30 segundos talvez, mas nunca mais me esqueci.
Minha mãe faleceu ha 26 anos, e hoje, sou como ela...Tenho pavor a sismos.
Sei que muitas vezes me deito a pensar nisso. Mas contrario o meu pensamento dizendo a mim mesma "Se Deus quiser nada vai acontecer".
Boa estada no Porto, Luís.
Beijinho
De Luís Castro a 22 de Novembro de 2008
Obrigado.
Segunda já regresso a Lisboa.
Bjs
LC
De anarobalo a 22 de Novembro de 2008
Olá Luís, territorialismos à parte considero que os simulacros são necessários, resta saber se em caso de catástrofe alguém terá tempo de fazer algo.
Todos deveriam saber que algumas das zonas mais propícias são Lisboa, Porto e Algarve.
Possívelmente em Lisboa e no Algarve o sismo seria acompanhado de Marmoto, são zonas costeiras.
Basicamente Deus nos acuda se existir algo desse género.
Já agora, para quem não sabe o que se deve fazer é:
- Colocarem-se por baixo de coisas sólidas como ombreiras de portas, mesas...
- Irem para locais amplos e sem qualquer edificio perto;
- Deitem-se no chão nesse sítio amplo;
- Sigam as recomedações que existem no site da protecção cívil.

De Luís Castro a 22 de Novembro de 2008
Em situação real, pouco será como no simulacro.
Mas sou fã da teoria de que se deve treinar até falhar.
Bjs
LC
De Fatima a 22 de Novembro de 2008
Boa noite Luis.
Se um dia acontecer uma catástrofe, não sei se as entidades conseguirão dar resposta como a que foi dada no simulacro.
Quando a coisa é a sério, tudo muda de figura. Basta o pânico para que tudo se complique.
Relativamente às fugas... eu escolho ir mais para cima, para Viana. :)
Bom fim de semana
De Luís Castro a 22 de Novembro de 2008
Mas lá a água é ainda mais fria...
Bjs
LC
De Azoth a 24 de Novembro de 2008
Um cismo em Lisboa iria dar um "Jeitão" ao sistema bancário tal qual 11 de Set.
Divagações meu caro, meras divagações...


Comentar post

Perfil

Jornalista desde 1988
- 8 anos em Rádio:
Rádio Lajes (Açores)
Rádio Nova (Porto)
Rádio Renascença
RDP/Antena 1

- Colaborações em Rádio:
Voz da América
Voz da Alemanha
BBC Rádio
Rádio Caracol (Colômbia)
Diversas - Brasil e na Argentina

- Colaborações Imprensa:
Expresso
Agência Lusa
Revistas diversas
Artigos de Opinião

RTP:
Editor de Política, Economia e Internacional na RTP-Porto (2001/2002)
Coordenador do "Bom-Dia Portugal" (2002/2004)
Coordenador do "Telejornal" (2004/2008)
Editor Executivo de Informação (2008/2010)

Enviado especial:
20 guerras/situações de conflito

Outras:
Formador em cursos relacionados com jornalismo de guerra e com forças especiais
Protagonista do documentário "Em nome de Allah", da televisão Iraniana
ONG "Missão Infinita" - Presidente

Obras publicadas:
"Repórter de Guerra" - autor
"Por que Adoptámos Maddie" - autor
"Curtas Letragens" - co-autor
"Os Dias de Bagdade" - colaboração
"Sonhos Que o Vento Levou" - colaboração
"10 Anos de Microcrédito" - colaboração

Pesquisar blog

Arquivos

Abril 2016

Janeiro 2016

Outubro 2015

Junho 2015

Maio 2015

Fevereiro 2013

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Agosto 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Categorias

política

economia

angola 2008

iraque 2008

sexo

afeganistão 2010

mau feitio

televisão

eua

mundo

amigo iraquiano

futebol

curiosidades

telejornal

saúde

iraque

missão infinita

religião

repórter de guerra - iraque

euro2008

guiné

humor

repórter de guerra - cabinda

acidentes

criminalidade

jornalismo

polícia

segurança

solidariedade

rtp

sociedade

terrorismo

afeganistão

caso maddie

crianças talibés

desporto

diversos

férias

futuro

justiça

todas as tags

subscrever feeds