Theoneste Bagososra foi condenado a prisão perpétua pelo genocídio de 1994, no Ruanda.
“O coronel Bagosora é considerado culpado por genocídio e por crimes de guerra e contra a humanidade”, disse o Tribunal Internacional Criminal, para o Ruanda, sedeado na Tanzânia.
Entre as muitas acusações, Bagosora, agora com 67 anos, foi acusado de ter comandado as tropas e a milícia Interahamwe Hutu no massacre de 800 mil tutsis e hutus moderados.
Bagosora, que logo a seguir aos massacres pediu exílio nos Camarões, foi detido em 1996 e levado a tribunal em 1997. O julgamento, no entanto, só começou em 2002 e levou cinco anos.
Luís Castro
Olá LC
se ainda não viu " Hotel Rwanda", não deixe de ver !
tem tudo a ver !
um abraço
itc
Vi logo que saiu.
Fantástico.
Não estive lá na altura do genocídio, mas passei por lá perto anos depois.
Bjs
LC
De Virgínia a 19 de Dezembro de 2008
Bom dia Luís e Isabel
Eu vi o "Hotel Ruanda", e, quando o filme é tão terrível, como podemos imaginar que a realidade ainda foi mais terrível?
Aos que foram assassinados, que descansem em Paz.
Aos milhares que foram estropiados, coragem.
Esse desgraçado coronel devia ter uma morte bem lenta para ter tempo de pensar no horror e dor que infligiu a milhares de inocentes.
Bjs
a vingança não leva a lado nenhum ! é uma pura perda de tempo ! e ele é tão escasso !
desarmar criminosos, sim! mas, sem os massacrar !
Rwanda Genocide (http://br.youtube.com/watch?v=XsdPrQNa0Ig&NR=1)
Que sirva de exemplo a outros potenciais criminosos!
Bjs
LC
A ficção ali superou horrivelmente a realidade!
LC
Como vou estou e vou de Férias e com a tua permissão, não gostaria de me ausentar sem primeiro dizer que o ano de 2008 foi um excelente ano porque, entre outros acontecimnetos sou um dos comentadores de primeira hora do cheiro a pólvora.É com muita honra , humildade e sentido de gratidão que te envio UM GRANDE ABRAÇO, pois fizeste com que figuras públicas para gente anónima como eu, estivessem perto de nós.Jamais esquecerei o que fizeste pelo Vila Forte, pode parecer pouco para ti, mas para pessoas da provincia que querem uma terra diferente, a tua ajuda foi fundamental para o sucesso do evento que organizámos.
A blogosfera é sem duvida uma ferramenta de aproximação de pessoas e não é nada o que alguns politicos querem fazer dela, um bode expiatório da má língua.
Obrigado Luís, que tenhas um excelente Natal com a tua familia e peço que envies um abraço fraterno ao Bassim, afinal foi ele o catalizador disto tudo, espero que ele e a familia estejam bem. Até 2009!
Obrigado, amigo!
Sempre às ordens!
Bom Natal e Feliz 2009.
LC
Amigo Luís
Que a justiça funcione tão rápida quanto possível, para todos os canalhas desta estirpe, o Mundo precisa saber que quem agir desta forma, terá o merecido castigo, e mais o Mundo devia estar preparado para evitar estas situações, para as quais a justiça se apouca.
Abraço, Bom Natal.
O problema é que os massacres continuam lá bem perto, na região de Goma e Kisangani.
LC
De Andre Ramos a 20 de Dezembro de 2008
O problema é que de vez em quando apanha-se um tipo destes DEPOIS dos massacres, DEPOIS da comunidade internacional assistir impávida e serena aos acontecimentos. Quando é que se começa a actuar ANTES ? Poupava-se o julgamento e milh(ares/ões) de vidas.
E que dizer do massacre silencioso que está a acontecer no Zimbabwe ? E no Congo ?...
... provavelmente mais julgamentos à vista lá para 2025...
Luis: Bom Natal e um 2009 em tudo melhor que 2008 (será pedir demais ?).
Pelo menos que cá andemos daqui a um ano.
Já será bom.
Obrigado e boas festas.
LC
De JP Costa a 20 de Dezembro de 2008
Seria interessante para os jovens portugueses, que provavelmente a par de mim não têm conhecimento/noção dos massacres que foram cometidos pelas tropas portuguesas nas antigas colónias portuguesas aquando da guerra do Ultramar. É um tema polémico, mas seria interessante que aborda-se/relata-se alguns desses episódios.
Cumprimentos
JP Costa
JP Costa,
tudo tem de ser lido à luz da época em que acontece.
Alguns desses massacres de que falas aconteceram depois da UPA ter esquartejado, assassinado e violentado horrivelmente os colonos brancos.
Foi um crescendo de parte a parte.
Ab.
LC
De JP Costa a 25 de Dezembro de 2008
Sim, claro. Quando digo que não tenho noção do que as tropas portuguesas fizeram, ao mesmo tempo também não tenho noção das atitudes e actos daqueles que estavam "no outro lado da trincheira". Fique bem claro, que não julgo nem culpo as tropas portuguesas d'altura.
Abraço
Claro, entendi isso logo do início.
Abraço.
LC
Comentar post