Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2008

Vou revelar-vos um segredo

Ao longo do ano são muitas as pessoas que conhecemos.

Por isso, nos últimos dias de Dezembro detenho-me por uns minutos para eleger aquele ou aquela que mais me marcou.

Nunca o revelei, nem qualquer um desses eleitos o soube.

 

Este ano vou quebrar o sigilo desses momentos que sempre – e só! –  fizeram parte da minha intimidade.

 

Tu, Susana, és a minha personalidade de 2008!

Parabéns pela fantástica pessoa que és.

E desculpa-me por não te ter dado o tempo que merecias.

 

Querem saber quem é esta tal Susana?

Cliquem no link. 

http://tv1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=20716&formato=flv

 

Luís Castro

publicado por Luís Castro às 21:52
link do post | comentar
38 comentários:
De Si a 26 de Dezembro de 2008
Sem palavras. Vi até ao fim com um nó na garganta. Um destaque mais do que merecido, para quem passa da teoria à acção a um nível destes. Parabéns Susana.

P.S. Curiosamente, vinha aqui para lhe dizer que amanhã terá uma lembrança no meu blog.

Bjs
De Luís Castro a 27 de Dezembro de 2008
Ai sim?
Amanhã vou lá espreitar.
Bjs
LC
De Si a 29 de Dezembro de 2008
No último comentário, esqueci-me de referir que pode contar também comigo para a ONG.
Parabéns pela iniciativa.
Bjs
De Luís Castro a 29 de Dezembro de 2008
Obrigado e Bom Ano.
Ano que necessitará de muita solidariedade!!!
Bjs
LC
De Si a 29 de Dezembro de 2008
E a lembrança?
Chegou a levar?
De Luís Castro a 29 de Dezembro de 2008
Lembrança?
Desculpe, mas não apanhei...
LC
De Luís Castro a 29 de Dezembro de 2008
Prémios Dardos?
LC
De Si a 29 de Dezembro de 2008
Sim.
Fui contemplada e tenho que premiar outros blogs. Desculpe-me o atrevimento de quem por cá anda há tão pouco tempo, mas acho que o merece, por todas as razões apontadas nos parâmetros e mais algumas.
Nem que seja para o guardar na 'reciclagem' do seu pc, é seu e deve levá-lo (rsrsrs)
De Luís Castro a 30 de Dezembro de 2008
Obrigado, SI.
Ainda não dei seguimento ( ao seu e ao da Sónia) por mera falta de tempo.
Muito obrigado!!!
Bjs
LC
De Sónia Pessoa a 26 de Dezembro de 2008
obrigada Luis...
De patti a 26 de Dezembro de 2008
Magnífico Luís! Mais que merecido.
E tantos casos destes que temos espalhados pelo nosso país e que não têm o merecido reconhecimento e destaque ...

Um abraço apertado a esta e todas as Susanas que passam sem qualquer proveito pessoal na vida dos que mais precisam.
De Luís Castro a 27 de Dezembro de 2008
E esta Susana é ainda muito mais!!!
Bjs
LC
De Maria Araújo a 27 de Dezembro de 2008
Hoje lembrei-me deste terrível fenómeno que aconteceu há 4 anos.
Parabéns pela eleição.
Feliz semana.
Beijinho
De Luís Castro a 27 de Dezembro de 2008
Foi o primeiro grande acontecimento que se me deparou quando comecei a coordenaro o Telejornal.
Bjs
LC
De meucantinhodapoesia a 27 de Dezembro de 2008
Ola Luis, estou sem palavras, que grande mulher esta Susana, alias todas elas são umas grandes mulheres.So tenho agradecer por nos ter mostrado tudo isto.Parabéns à Susana.Luis aproveito para lhe desejar um bom fim de ano , e um 2009 cheio de sucesso felicidades.Bjs Minhotos
De Luís Castro a 27 de Dezembro de 2008
A Susana é realmente uma mulher fantástica!
E uma fonte de inspiração para todos nós.
Obrigao e igualmente.
Bjs
LC
De Fatima a 27 de Dezembro de 2008
Luís fiquei sem palavras!
Um grande abraço para a Susana!
Bjs
De Luís Castro a 27 de Dezembro de 2008
Ela virá ler.
Bjs
LC
De Carla Sousa a 27 de Dezembro de 2008
Enfrentar a dor e reconciliar-se com os elementos que, por diferentes razões, se tornaram nos nossos maiores inimigos, requer uma força incomensurável... É de facto um processo difícil, penoso, mas que nos transforma em seres mais libertos e capazes de continuar a viver em harmonia com um mundo pouco célere e pouco sensível às tristezas de cada um.
A Susana é de facto uma mulher de coração grande, pois mostrou esse processo, aliado ainda a outros entraves naturais, como as diferenças culturais ou a própria língua. Percebeu-se que são os afectos que quebram barreiras e que, quando as palavras não são suficentes, temos os abraços fechados, os sorrisos e os olhares cumplíces.
Temos de agradecer imenso a quem prescinde da sua vida pessoal, como acontece certamente na vida desta linda mulher, para ajudar quem precisa. E está mais do que provado que a ajuda não passa apenas por bens materiais.

Obrigada SUSANA pela entrega!

Obrigada LUÍS por partilhar estes seus momentos, que nos fazem repensar na nossa vida e no rumo que lhe queremos dar.

Obrigada ainda à RITA MARRAFA DE CARVALHO pela linda reportagem... um assunto que também lhe deve ser muito querido, uma vez que também ela esteve nos meandros deste trágico incidente em 2004. Recordo-me perfeitamente das suas intervenções nos noticiários da RTP e de, por vezes, ver espelhado nos seus olhos a tristeza e a desolação, que a perpassa como ser humano, para lá do seu dever jornalístico.

O mundo avança por existirem pessoas assim. Obrigada!

Beijinhos.

Carla

De Luís Castro a 27 de Dezembro de 2008
Carla,
obrigado em nome de todos.
Bjs de "braços abertos"
LC
De JAlves a 27 de Dezembro de 2008
Luís, excelente escolha! E excelente reportagem da Rita e do operador de imagem! Realizei os telejornais naqueles dias terríveis e ainda hoje fico incrédulo com o que aconteceu! Mas nós estávamos a milhares de kms de distância...Não conseguimos calcular o que aquelas pessoas sofreram!
Ainda bem que existem Portugueses como a Susana! Porque os há! Mas esses são os que "fazem" e não os falsos que depois aparecem nos jornais e revistas da moda!

abraços
Zé Alves
De Luís Castro a 27 de Dezembro de 2008
É isso mesmo, amigo.
E sabes que a Rita e o Pedro são do melhor que temos.
Recordo aqueles momentos que juntos passámos na régie. Dramáticos.
Ab.
LC
De Luís Castro a 27 de Dezembro de 2008
EU E A SUSANA CONCORDÁMOS EM PUBLICAR ESTE MAIL NO BLOG:

Mestre Castro,
estou sem palavras e num misto emocional entre a completa surpresa, um lado de satisfação, passando pela incógnita e pelo surreal do que acabaste de fazer.
Conheces tantas pessoas, em tantos lugares do mundo e é a mim que fazes um gesto destes... Estou sem palavras (o que normalmente não me acontece).
Mas é com alento, energia (mesmo às 5h46 da madrugada) e com o tremer do corpo que faço aqui os agradecimentos, usuais neste tipo de "condecoração":
1. agradeço à RTP por ter apostado neste projecto do CeFIPsi e por nos acompanhar nas últimas missões em Batticaloa, ou em solo nacional;
2. Congratulo a RTP pelos excelentes profissionais que tem, que além do rigor, objectividade e inovação são prendados pela generosidade e humildade humanas. Destaco aqui três desses profissionais:
Rita Marrafa de Carvalho, pela criatividade e traço literário na realização das suas peças, pelo empenho e dedicação que devota naquilo que faz e no que acredita;
Pedro Silveira Ramos por ser tão atento, sensível e humano. Por ser uma pessoa sensacional sem fomentar um profissional sensacionalista tão fácil de ocorrer em quem segura uma câmara;
ao Mestre Castro por tudo o que ensina aos outros jornalistas através do seu desempenho de excelência e, sobretudo, por aquilo que dá de si (pessoa) aos outros.

E todos os minutos que tenho contigo são um privilégio. Não há desculpas a pedir pelo tempo que achas que não me deste. No fundo, no fundo, eu sei que isso é tua estratégia para acumular os juros desta dívida de sobremesas e cafés que te devo há já algum tempo :)

Ainda estou incrédula: como pudeste fazer isto?

Desculpa-me eu não escrever para o teu blog mas é-me difícil (editar o texto e, sobretudo, partilhar com tantos as minhas ideias simples e básicas)

Devo ir à RTP este fim-de-semana mas não sei se estás cá... Logo que possas espero que comeces a cobrar a dívida, senão fazes uma 2ª viagem para o estrangeiro sem eu a ter saldado (parcial ou totalmente).
Até porque gostava de receber pessoalmente a tua opinião da peça, do que viste e ouviste. Eu própria já me critico por aspectos que considero menos bons, da minha responsabilidade. Mas tal como disse à Marrafa, o Pedro é tão bom, filma de tão longe, que nós acabamos por esquecer que anda por ali uma câmara a seguir-nos.
Mas em termos jornalísticos acho que a peça está digna de um prémio, por isso, espero mesmo que RTP envie exemplar para televisão nacional do Sri Lanka, da Índia e para CNN. De certeza que eles se vão interessar pela reportagem e ter uma peça de jornalistas Portugueses em canais estrangeiros é motivo de orgulho para qualquer Lusitano. Logo, ainda mais deve ser para a própria RTP...

Não me lembro se já te disse mas há dias tive um sonho em que estava a falar contigo sobre o facto de andares "mais em baixo" e a explicar-te a minha teoria. Diz-me lá, andas mesmo menos animado, mais distante de ti próprio ou foi só o meu inconsciente a fazer confusão?

Por último,
muito obrigada pelo teu gesto tão carinhoso e que aumentou o Tsunami emocional que vivi hoje durante e após a reportagem. Daí, a insónia...
A tua máxima "de ficamos viciados na sensação de estarmos numa situação limite que dp aqui a vida parece sem graça" (ou algo semelhante a esta ideia) tem sido uma constante na minha mente nos últimos meses. Por isso, muito obrigada pelo que me ensinas, pelo que me suscitas a reflectir e pelo que me fazes querer desenvolver e aperfeiçoar cada vez mais.
És um modelo a seguir e sou uma privilegiada por este teu elogio, por este teu voto de confiança. Vou esforçar-me para o merecer digna e efectivamente.
Mincha nanri (muito obrigada)

P.S. vês porque é que eu não posso escrever para o blog? Faço sempre testamentos... Tu não tens tempo para ler estes longos textos... e eu não sei aceder à minha capacidade de síntese (até a tenho, mas raramente faço uso dela; só no trabalho mesmo) :)
bjinhos e até breve, espero!
OBRIGADA
De Alberto Fernandes a 27 de Dezembro de 2008
BRAVO, convido-vos a passar no meu blog e a ver o último post! Abraços,
De Luís Castro a 27 de Dezembro de 2008
Vou lá.
Ab.
LC
De mdsol a 27 de Dezembro de 2008
Estas sim são as pessoas importantes. Um enorme abraço reconhecido à Susana. Parabéns a ambos.

:))
De Luís Castro a 27 de Dezembro de 2008
Parabéns à Susana, à Rita e ao Pedro.
Ab.
LC
De Fatima a 28 de Dezembro de 2008
Luís

Acabei de fazer um link no nosso blog para este post.

Estes são os casos que devem ser divulgados!

Grande abraço
De Luís Castro a 28 de Dezembro de 2008
Obrigado.
Bjs
LC

Comentar post

Perfil

Jornalista desde 1988
- 8 anos em Rádio:
Rádio Lajes (Açores)
Rádio Nova (Porto)
Rádio Renascença
RDP/Antena 1

- Colaborações em Rádio:
Voz da América
Voz da Alemanha
BBC Rádio
Rádio Caracol (Colômbia)
Diversas - Brasil e na Argentina

- Colaborações Imprensa:
Expresso
Agência Lusa
Revistas diversas
Artigos de Opinião

RTP:
Editor de Política, Economia e Internacional na RTP-Porto (2001/2002)
Coordenador do "Bom-Dia Portugal" (2002/2004)
Coordenador do "Telejornal" (2004/2008)
Editor Executivo de Informação (2008/2010)

Enviado especial:
20 guerras/situações de conflito

Outras:
Formador em cursos relacionados com jornalismo de guerra e com forças especiais
Protagonista do documentário "Em nome de Allah", da televisão Iraniana
ONG "Missão Infinita" - Presidente

Obras publicadas:
"Repórter de Guerra" - autor
"Por que Adoptámos Maddie" - autor
"Curtas Letragens" - co-autor
"Os Dias de Bagdade" - colaboração
"Sonhos Que o Vento Levou" - colaboração
"10 Anos de Microcrédito" - colaboração

Pesquisar blog

Arquivos

Abril 2016

Janeiro 2016

Outubro 2015

Junho 2015

Maio 2015

Fevereiro 2013

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Agosto 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Categorias

política

economia

angola 2008

iraque 2008

sexo

afeganistão 2010

mau feitio

televisão

eua

mundo

amigo iraquiano

futebol

curiosidades

telejornal

saúde

iraque

missão infinita

religião

repórter de guerra - iraque

euro2008

guiné

humor

repórter de guerra - cabinda

acidentes

criminalidade

jornalismo

polícia

segurança

solidariedade

rtp

sociedade

terrorismo

afeganistão

caso maddie

crianças talibés

desporto

diversos

férias

futuro

justiça

todas as tags

subscrever feeds