Nino Vieira foi assassinado eram 5h30 da manhã.

Abraço entre Nino e Tgama (2005).
Defrontaram-se e estão os dois mortos.
Conheço muito bem a realidade da Guiné-Bissau e os seus jogos de poder.
Acompanhei a guerra civil de 1998/1999, eleições, golpes de Estado, estive preso, fui interrogado de arma apontada à cabeça, fui sentenciado de morte e tive de fugir resgatado pelos fuzileiros portugueses.
O que aconteceu ontem e hoje não foi novidade para mim. De resto, há muito que o esperava. O confronto entre o Presidente Nino Vieira e o chefe de Estado maior, não é de agora. Recordo que Tagma Na Waie era infértil devido aos choques eléctricos a que foi sujeito nos testículos (disse-me em entrevista ) pelos homens de Nino e combateu-o ferozmente durante a guerra.
Mais tarde, apesar de o ter ajudado a regressar à Guiné e ao poder, Tagma voltou a afastar-se de Nino.
Tudo se agravou ainda mais quando o Presidente tentou que o programa do governo de Carlos Gomes Júnior fosse chumbado. O chefe de Estado maior pôs-se ao lado do PM, dizendo que o governo fora eleito e, como tal, deveria governar.
Era previsível que um deles iria morrer.
Era Nino ou Tgama.
Morerarm os dois.
Luís Castro
http://cheiroapolvora.blogs.sapo.pt/tag/rep%C3%B3rter+de+guerra+-+guin%C3%A9
Luis Castro tou a ver que tornas-te um expert da situaçao guineense,mais so vou te dizer que estas enganado e seu comentario é falsa e estupida para os guineenses.Achas que tu podes conhecer a realidade guineense mais que um guineense.Suas declaraçoes é ofensa para os guineenses e nao é digno de um jornalista,mais nao tens culpa porque a entidade que que tu representa é dos que mais faz lobbie contra guiné e seu pais também.Evite de trazer falsas informaçoes para o mundo porque todos sabemos que seu lobbie como a da rtp ou seja do portugal é conhecida dos guineenses.
Caro Cor Bukul,
calculo que seja um guineense daqueles que vê a Guiné desde o estrangeiro.
Acertei?
E há quanto tempo?
O vosso país precisa de todos.
Porque não regressa?
Tem medo?
Tem "contas" a pagar por lá?
Meu caro,
tem muito a aprender sobre mim.
E já sei de onde vem.
Mas volte sempre.
Se for educado - mesmo discordando das minhas opiniões - terá a minha atenção.
LC
Olha ja estiveste na guiné e,se a coisa que devias compreender é da educaçao dos guineenses que sao povo pacifico e educado.
Nao tenho contas a prestar e nem tenho medo de la viver,sera que o senhor pediu aos portugueses que estao no estrngeiro a trabalhar pra regressar ou seja alguma vez pedis-te aos portugueses que fugiam a epoca da ditadura de salazar para regressar.
Achas que gostas mais da guiné que os guineenses.
Ha muitos problemas a resolver em portugal melhor o senhor ocupar com isso.
Caro Cor Bukul,
considero a Guiné-Bissau o meu segundo país.
Tenho um profundo respeito pelo vosso povo que, de resto, admiro pela sua capacidade de sofrimento.
Os guineenses sempre me trataram muito bem e tenho sempre vontade de voltar.
Quando lhe digo que a Guiné precisa de todos vós, faço-o porque o vosso país vai necessitar de todas as pessoas de valor que estão no estrangeiro. Não vai ser fácil recuperar de todos estes anos de guerras, de golpes e conta golpes, de traições e vinganças.
Vou guardar para sempre as palavras da filha de Nino Vieira durante o funeral do pai: Chega de se matarem uns aos outros! Fiquei emocionado durante aqueles muinutos em que ela falou.
É verdade. Portugal tem muitos problemas para resolver e vivemos, em parte, o mesmo problema que vocês. Portugal é um dos países que mais "cérebros" exporta em todo o mundo. 20% dos licenciados abandonam o país e vão à procura de uma vida melhor no estrangeiro.
O meu amigo sabe muito pouco sobre mim. Juntei 50 jornalistas portugueses que estão a escrever um livro para ajudar a Guiné. Vamos apoioar a ONG "SOS-Crianças Talibés", em Bafatá, e o Centro de desintoxicação, em Quinhamel.
Estou igualmente a desenvolver um projecto na área técnico-profissional para formar os jovens, consoante as necessidades que as autoridades locais julgarem necessárias.
Como vê, o meu amigo está muito errado nos comentários que escreveu.
Calculo que sempre que vai ao blog, acede apenas à página em questão.
Veja o blog no geral, pelo link "cheiroapolvora.blogs.sapo.pt" e dê uma vista de olhos nas duas reportagens que fiz recentemente no seu país e das quais lhe envio os links.
http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=7&t=Droga-e-uma-preocupacao-na-Guine-Bissau.rtp&article=207567
http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=7&t=Guine-Bissau-na-rota-de-redes-de-trafico-de-criancas.rtp&article=206886
Volte sempre.
Luís Castro
Comentar post