Primeiro chocou-me, depois entendi.
E entendi porque o mundo virou as costas a este problema.
Há crianças que são usadas como traficantes e que acabam por se tornar toxicodependentes.

Em Quinhamel, a 40 kms de Bissau, o pastor Domingos Té ergueu praticamente sozinho um centro de recuperação. São milhares os toxicodependentes na Guiné, mas lá dentro só cabem 50. Não há medicamentos, não há assistência médica, não há leite e falta comida. Sobra pouco mais do que a vontade deste homem que insiste em não fechar os olhos a uma realidade cada vez mais dramática.

Os que são mais violentos ou que tentam fugir, os familiares pedem que sejam acorrentados. Dramático!
Luís Castro
http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=7&t=Droga-e-uma-preocupacao-na-Guine-Bissau.rtp&article=207567
***Tenho lido todos os vossos comentários, mas não consigo abrir o mail do blogue para responder. A Internet é muito fraca.
A todos responderei dentro de dois dias, quando voltar a Portugal.
Obrigado.
De Sónia a 11 de Março de 2009
Sabes Luis, a minha reacção foi mesmo essa, quando via a reportagem... primeiro fiquei chocada e depois percebi que aquele era provavelmente um mal menor, com todas as incongruências que reúne obviamente. Dramático como tu dizes... Beijinho
De Sónia Pessoa a 11 de Março de 2009
"Via" = vi
Sónia Pessoa
De
Si a 11 de Março de 2009
Desumana é a utilização das crianças como traficantes e futuros consumidores. E apesar de muito chocante, melhor que seja por essa vontade de se desacorrentarem do vício.
De qualquer das formas, o método não será novidade. Organizações clandestinas de reabilitação usam (ou usaram, em Portugal) métodos semelhantes.......
Mas dói.
Ver as crianças acorrentadas...
LC
De
Si a 17 de Março de 2009
Doer é pouco......
Faço minhas as palavras das nossas amigas Sónia e Si.
Grande abraço!
De Ana Paula Albuquerque Almeida a 12 de Março de 2009
Olá Luís,
Compreendo e até concordo com a medida, já que não há recursos para ajudar essas crianças a libertarem-se de tal vício. Contudo, estou convencida de que esta não é a solução para o problema. A miséria é muita e o aproveitamento das muitas mais crianças que "andam à solta" por esse país vai continuar e alguns dos acorrentados vão reincidir.
O que tenho lido sobre a Guiné, nomedamente sobre o tráfico de droga, é mau o suficiente para ter sequer uns laivos de optimismo.
Um beijinho e boa viagem de regresso.
De Ana Paula Albuquerque Almeida a 17 de Março de 2009
Ora viva!
É caso para dizer bons olhos te leiam!
Beijinhos,
Voltei hoje às aulas... e não te vejo.
Onde andas?
LC
De Ana Paula Albuquerque Almeida a 19 de Março de 2009
Ora bolas!
Não leste o e-mail que te enviei para o cheiroapolvora, poucos dias antes de teres ido para a Guiné. Se ainda o tiveres, por favor lê. Senão diz-me que a ti não me importo nada de voltar a contar-te. Acabei de ver o teu e-mail sobre o Nino. Acredito que sim mas acho que nem que ele vivesse o dobro chegaria para pagar as atrocidades que cometeu. Agora o importante é que sejam criadas condições para que aquele povo pare de sofrer. Quem conhece África sabe perfeitamente quem são os que conduzem aqueles países à miséria. E desses, sou franca, não tenho pena nenhuma.
Talvez dê a ideia de ser uma pessoa fria mas não. Reajo assim por ser precisamente o contrário.
Vê se ainda tens o e-mail.
Um beijinho,
De Virgínia a 12 de Março de 2009
Bom dia Luís
Mais uma vez, e sempre, as pobres e indefesas crianças!
Beijo
PS: Não se preocupe em responder. Pela minha parte gosto de saber, através das reportagens da RTP, que está bem de saúde.
Outro beijo.
Olá Luís, boa noite!
Tenho visto na RTP, as suas interessantes e impressionantes reportagens da Guiné Bissau e dou-lhe os meus sinceros parabéns pelo facto de mostrar ao mundo a pura realidade desse país... como as crianças sofrem... num país onde tudo falta... menos a droga... e isso é mesmo triste e dramático de se ver e ouvir... essas soluções de acorrentar os toxicodependentes até arrepia... era bom que o mundo começasse a olhar para esse e outros problemas nesse país e soluções começassem a surgir...
Desejos de uma boa viagem de regresso a Portugal...
Beijos,
AA
Obrigado.
Correu tudo bem.
Bj
LC
Tenho seguido o seu blogue com atenção. A situação que retrata é de facto horrenda e que nos faz pensar nas disparidades do mundo. Onde há ajuda e meios tipicamente as pessoas não querem ser ajudadas, onde não há meios mas há vontade das pessoas nem sempre se consegue ajudar... Um abraço Açoriano! Bom trabalho.
Luís Pedro Cabral
fantástico
uma grande vitória e uma grande motivo de orgulho no trabalho que se faz
E que nos obriga a não desistir!
Bjs
LC
Enquanto a revolta aumenta, a violência cresce junto com ela....
Deixa de existir o medo da morte, passa so a existir o medo da dôr!
Não consigo imaginar a dor dessas crianças que foram empurradas para uma vida que nao escolheram e que saõ obrigados a suportar.
Parabéns pelos teus documentários...é preciso ser-se corajoso para ver e aguentar tanta dor...
Também sofremos com ela.
E não podemos ficar indiferentes!
Bj
LC
Comentar post