Quarta-feira, 8 de Julho de 2009
Ainda não acabou um
e já começa outro.
“Caso Beatriz”
Pivô Telejornal
Os pais de uma menina de 3 anos estão em greve de fome à porta do Tribunal de Menores de Coimbra.
.
A pequena Beatriz foi institucionalizada há 1 ano por desavenças familiares.
.
O processo entrou em fase de adopção, mas os pais reinvindicam agora o poder paternal.
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Pais-em-greve-da-fome-a-porta-de-tribunal-em-Coimbra.rtp&headline=20&visual=9&tm=8&article=231355
“Caso Martim”
Pivô do Telejornal:
O Tribunal decidiu que os pais biológicos de Martim podem visitar o filho no centro de acolhimento.
.
Ana Rita e Paulo não vêem o filho há 7 meses.
.
Além das visitas, o Tribunal decidiu agora que Martim deve ser acolhido num centro mais próximo da residência dos pais e não em Faro.
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Pais-biologicos-de-Martim-podem-visitar-o-filho-no-centro-de-acolhimento.rtp&headline=20&visual=9&tm=8&article=231351
Luis Castro
É o problema de criar precedentes, a mim não me estranha nada, depois de toda a publicidade dada ao caso Martim e à aparente vitória da mãe, isto era algo que era de prever.
Em Portugal há 11000 crianças institucionalizadas, até agora os tribunais de família deram sempre a primazia à família biológica e as crianças esperavam anos nas instituições até que quando finalmente iam para adopção tinham 7 ou 8 anos e ficavam condenadas a viver nos centros de acolhimento, porque não há quem adopte crianças com essa idade. Parece que finalmente os juízes estão a mudar o paradigma e as crianças vão para adopção quando ainda podem ser adoptadas...... o problema é que as famílias que até viam com bons olhos que os estado lhes criasse os filhos, agora não acham piada a que as crianças vão para adopção.
Está-se mesmo a ver que vão nascer campos de tendas em frente aos tribunais de família.
Jorge Soares
É.
Como dizem os brasileiros.
pegou moda!
Ab.
LC
Comentar post